Ligamentos

Os ligamentos caracterizam-se por serem estruturas resistentes, contudo de baixa elasticidade, cumprindo função amortecedora.

Ligamentos são estruturas de alta resistência com elasticidade quase nula. Formadas por meio de um tecido fibroso, principalmente colágeno, eles são fixados aos ossos. Sua principal função é promover estabilidade e firmeza às articulações. Não à toa sua localização é sempre próxima a elas.

Publicidade

Os ligamentos, junto aos tendões e músculos, compõem o sistema muscular esquelético. Este, formado pelo esqueleto, abrange, ainda, todos os tecidos brancos que se unem a ele.

Confundidos muitas vezes com os tendões, eles apresentam algumas características práticas de identificação. Eles unem ossos entre si. Já os tendões são o fim; a parte terminal de um dado músculo. Permite, assim, a junção entre músculo e osso.

São definidos ainda como ‘ligamento’ as pequenas regiões que formam a membrana, revestindo a cavidade abdominal. Conhecida como peritônio, este tem a função de estabilização do fígado e do estômago. Dessa maneira, mantendo-os unidos ao diafragma e à parede abdominal.

ligamentos
(Imagem: Reprodução)

Funções dos ligamentos

Conhecendo as estruturas ao qual está disposta cada ligamento, presumem-se as suas funções. Entre as principais funções deles estão, portanto:

  • União de dois ou mais ossos;
  • Proteção e estabilização das articulações do corpo;
  • Evita o deslocamento dos ossos de forma brusca;
  • Atua como amortecedor;
  • Transmissor de informações para a medula e para o cérebro;
  • Auxilia a conservar, fixar e demarcar o local de variados órgãos internos (diafragma, bexiga, útero);

Tipos de Ligamentos

Os ligamentos variam sempre de acordo com as articulações ao qual estão conectadas. Dessa forma, como já ressaltado, eles se diferenciarão dos tendões por estarem ligados às articulações, servindo como o amortecedor necessário. Assim, seus tipos podem variar de acordo com o tipo de articulação ao qual estão ligados, como a sua localização.

Dessa forma, quanto ao tipo de articulação são:

Publicidade

Ligamento Articular

Os ligamentos articulares apresentam a união entre duas cabeças ósseas de uma mesma articulação. Assim, possibilitam não só movimento, como também amortecimento. Exemplos são os ombros e os joelhos.

Ligamento Suspensor

Estes ligamentos atuam como determinantes de órgãos internos; ou seja, eles acabam mantendo tais órgãos em seus locais fisiológicos determinados. Exemplos são o diafragma e a bexiga.

Quanto a sua localização, os tipos podem ser:

Publicidade

Ligamento multissegmentar

Sua formação se dá por meio de três ligamentos diferentes:

  • Longitudinal anterior;
  • Longitudinal posterior;
  • Supra-espinhoso;

Ligamento segumentar

Serão formados por outros quatros tipos diferentes, sendo o ligamento:

  • Interespinhoso;
  • Amarelo;
  • Intertransverso;
  • Iliolombar (lombassacro);

Lesões no ligamento: os mais vulneráveis

Embora seja resistente e de grande dificuldade para rompimento, o ligamento apresenta certa fragilidade. Os formadores da região do tornozelo, por exemplo, são compreendidos por outras três articulações.

Nesta dada região, há dois ligamentos fundamentais. Estes costumam estirar quando há torção ou movimento brusco do pé até mesmo durante uma simples caminhada.

Os ligamentos do joelho também são os mais suscetíveis às lesões, apesar de igualmente resistentes. São dois os ligamentos formadores do cordão que se encontram na região interna da articulação. Ali há a união do fêmur à tíbia. São os dois ligamentos mais suscetíveis a rompimentos em esportes de alto rendimento.

O ligamento cruzado anterior e o posterior propõem a estabilidade, contudo podem ser rompidos com sobrecarga na região.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Ligamentos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/ligamentos. Acesso em: 30 de April de 2024.

Compartilhe

TOPO