Geotropismo

Geotropismo trata-se do efeito de crescimento de plantas em uma específica orientação com relação à gravidade.

Geotropismo, ou também denominado gravitropismo, refere-se ao efeito de crescimento de plantas orientadas pela gravidade. O geotropismo é uma das formas de tropismo existentes. Este, por sua vez, é um conceito que estabelece a orientação de crescimento de plantas derivada de um estímulo exterior. Diferentes plantas, e suas consequentes partes, respondem de diferentes formas ao estímulo gravitacional. Ao ser colocada na horizontal, as zonas de caule e raiz receberão maior quantidade de auxina do que as demais.

Publicidade

O que são auxinas?

As auxinas são hormônios de crescimento vegetais. Tais substâncias estão diretamente relacionadas ao crescimento progressivo de uma determinada planta. Dentro das auxinas, a principal substância conhecida é o AIA (ácido indolilacético). O AIA, nas plantas, não é apenas produzido pelos coleóptilos (primeira porção de planta que aparece ao solo). Este hormônio comumente é produzido a partir da incidência de luz.

geotropismo gavinhas
Gavinhas são exemplos claros de geotropismo. (Imagem: Reprodução)

Geotropismo positivo e negativo

A concentração alta de auxinas favorece que o caule cresça corretamente e haja inibição do crescimento da própria raiz. Dessa maneira, a região do caule que se volta para baixo irá se alongar de forma mais rápida que a região de cima. Ela dirigirá sua curva, portanto, para a parte superior. Ao crescimento no sentido contrário da gravidade, assim, chama-se de geotropismo negativo.

Já no contraposto, a região da raiz, zona inferior, crescerá de forma mais lenta que a superior. Esse efeito ocasiona uma curva de crescimento no sentido inferior. Às raízes que apresentem crescimento no sentido de orientação gravitacional, dá-se o nome de geotropismo positivo.

A auxina é a responsável direta pelas diferenças no padrão de crescimento que abrange os geotropismos positivos e negativos. A ação do hormônio vegetal ocasiona o alongamento das células das plantas, permitindo o crescimento das partes. Quando a concentração deste hormônio se localiza na parte inferior do caule, há estímulo direto desta região. Uma curvatura é formada, e o crescimento se dá oposto ao estímulo gravitacional. O caule, assim, tenderá a crescer no sentido vertical.

Os tipos existentes de tropismos

Como já ressaltado, não há apenas o geotropismo como forma de definição ao crescimento de uma planta. Os tipos de tropismos são determinados de acordo a natureza de estímulo externo à planta. Dentre os principais estão o já mencionado geotropismo e também o fototropismo. Contudo, há também o tigmotropismo, o plagiotropismo e o diagravitropismo.

  • Fototropismo: refere-se ao crescimento das plantas em orientação à incidência de um estímulo luminoso. Como no geotropismo, há o fototropismo negativo e positivo. Quando há o crescimento no mesmo sentido de direção ao estímulo irradiado da luz, denomina-se fototropismo positivo. Já o contrário será denominado fototropismo negativo.
  • Tigmotropismo: estímulo que a planta recebe ao entrar em contato com uma específica superfície ou, principalmente, objetos. Exemplo prático são as gavinhas, que enrolam-se a suportes próximos.
  • Plagiotropismo: tipo secundário de geotropismo. Quando a orientação de uma planta refere-se a uma curvatura de crescimento em relação ao ângulo e à linha gravitacional. Neste caso, o ângulo deverá ser diferente de 90º em comparação à linha de força da gravidade.
  • Diagravitropismo: outro tipo secundário de geotropismo. O crescimento vegetal orienta-se da forma que o eixo fixe um ângulo reto comparado à força gravitacional.

 

Publicidade

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Geotropismo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/geotropismo. Acesso em: 30 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UFMS] Assinale a alternativa correta:

a) A planta apresenta fototropismo negativo quando o caule tende a crescer em direção à fonte de luz.

b) Quando as folhas das plantas crescem em direção à fonte de luz, o fenômeno é denominado de geotropismo negativo.

c) Quando o caule busca uma área sem luminosidade para o seu crescimento, o fenômeno é denominado de tigmotropismo negativo.

d) Em geral, o caule das plantas apresenta geotropismo positivo.

e) Em geral, as raízes das plantas crescem em direção ao solo, apresentando, portanto, geotropismo positivo.

 

02. [Uel] Quando um caule é iluminado
unilateralmente, ele apresenta fototropismo positivo
devido ao acúmulo de auxinas que provoca aumento
da

a) distensão celular no lado não iluminado.
b) divisão celular no lado não iluminado.
c) distensão celular no lado iluminado.
d) divisão celular no ápice do caule.
e) divisão celular no lado iluminado

01. [E]

02. [A]

Compartilhe

TOPO