Afim ou a fim?

Afim e a fim são dois termos distintos que são usados com funções também diferentes.

Na língua portuguesa é bastante comum encontrarmos dificuldades e vermos colegas com dúvidas que, para alguns, parecem bobas. A realidade é que essas dúvidas são muito mais comuns do que se imagina, e bastante normais. “Afim” e “a fim”, assim como “afins” são termos que causam muitas dúvidas quanto às suas aplicações na língua portuguesa. Para entendermos melhor a aplicação de cada um, vamos separá-los em tópicos. Confira abaixo.

Publicidade

Imagem: Reprodução

Afim

Afim pode ser usado como um substantivo masculino que indica afinidade, parentesco, entre outros, como no exemplo: “Irei convidar todos os amigos da faculdade e afins”, ou ainda “Comprarei livros e afins”.

Já quando usado como adjetivo, pode expor um parentesco ou ligação por afinidades, como em “parentes afins”; pode indicar proximidade, como em “Pernambuco e Paraíba são estados afins”; ou ainda uma característica comum, semelhante ou idêntica que possa existir entre os termos, como em “O departamento de compras e de finanças têm funções afins”.

A fim de

Já o “A fim de”, é uma locução prepositiva que pode ser usada para indicar uma finalidade para determinada coisa. Pode ser equivalente a “para”, “com a intenção de” ou ainda “com o propósito de”. Como exemplo, podemos citar “Ela marcou um horário com o médico a fim de verificar seus exames”.

Essa locução pode ser usada ainda como um sinônimo para “para que”, quando por associada ao pronome relativo “que”. Por exemplo, “Ela treinou bastante, a fim de que conquistasse o primeiro lugar na disputa”.

Pode, ainda, ser usada como uma forma de indicar interesse, como é o caso de “Márcia disse que está a fim de Carlos”, ou ainda em “Neste momento, Maria disse que está a fim de ficar sozinha”.

Publicidade

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Afim ou a fim?. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/afim-ou-fim. Acesso em: 30 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

Complete as frases abaixo, usando “afim” ou “a fim”

1) Eu gostaria de ler outro livro _________ com aquele que você me emprestou.
2) Como estamos fazendo isso _________ de aprender bem a língua, não precisamos buscar raciocínio _________aos que simplificam tanto que, em verdade, criam regras.
3) Muitos não aprendem verdadeiramente o que se lhes apresenta pois não ficam _________ de refletir seriamente.
4) Sempre que fico _________ de, com poesia, aproximar-me mais da natureza, leio um bom poema de Manoel de Barros.
5) Seu ideal _________ com o meu não lhe garante a minha simpatia.
6) O eleitor deveria fazer campanhas _________de evitar que candidatos despreparados fossem eleitos.
7) Os meios de comunicação em massa não se mostram _________de realmente instruir quem os acompanha.

01. Afim

02. a fim

03. afim

04. a fim

05. afim

06. a fim

07. a fim

Compartilhe

TOPO