Regras ABNT

As regras da ABNT são um conjunto de normas referentes à padronização dos trabalhos acadêmicos elaborados no Brasil.

As Regras ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são, provavelmente, o maior temor do acadêmico ao produzir o conteúdo científico. Toda pesquisa a ser submetida a um congresso, simpósio ou apresentação precisa seguir  as normas ABNT.

Publicidade

Além de colocar um padrão para a apresentação dos trabalhos, a ABNT permite uma melhor organização do conteúdo. Com uma divisão bastante segmentada, e que permite uma melhor leitura do conteúdo, a regra não foge à risca para quem deseja trabalhar com pesquisa.

As variadas regras podem complicar em demasia, sobretudo para quem, costumeiramente, busca produzir o conteúdo e, em seguida, formatar. A ideia primordial, na realidade, é o contrário.

Primeiro, ter a atenção às regras exigidas e então produzir o conteúdo. O caminho inverso que muitos acadêmicos costumam ter. Quem trabalha cotidianamente com pesquisa atesta: produzir e depois formatar é sempre o pior caminho.

regras abnt
(Imagem: Reprodução)

Regras ABNT: resumo completo para produzir seu trabalho

Claro que as regras são muito mais minuciosas, e sofrem atualização anual para adequar ao melhor formato possível. No entanto, anualmente, respeita uma mesma formatação base que serve de norte para a produção de trabalho científicos.

Capa

É a abertura do trabalho, segue uma estruturação obediente às regras da ABNT. Primeiramente, no topo, o nome referente à instituição e curso.

Em seguida, o nome do autor do trabalho. O título deverá estar centralizado à página. Por fim, embaixo, o nome da cidade e o ano da produção.

Publicidade

Folha de rosto

Similar à estrutura da capa, no entanto leva uma pequena nota sobre a natureza do trabalho, bem como o nome do orientador.

Lombada

Levará o título e o nome do trabalho indicado, bem como o ano do trabalho quase ao pé da página fina. Deverá ter uma margem de espaço indicada em 35 cm.

Errata

Geralmente feita após a correção da banca com as proposições propostas pela mesma. Anexada ao trabalho após submissão aos avaliadores.

Publicidade

Folha de Aprovação

Após aprovação do trabalho, é na folha de aprovação que deverá ser indicada a nota e os componentes integrantes da banca examinadora. Aqui, apenas a banca deverá assinar e preencher.

Dedicatória/Agradecimentos

Um pequeno espaço pessoal daquele que elaborou o trabalho. Geralmente presente apenas em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações (Mestrado) e Teses (Doutorado).

Resumo

Destacará os pontos importantes e fundamentais da leitura do trabalho. Um apanhado geral em língua portuguesa e estrangeira ao leitor, a fim de guiá-lo pelo trabalho.

Listas

Deverão ser indicadas listas de tabelas especificadas ao longo do trabalho, gráficos elaborados ou ilustrações anexadas.

Sumário

O sumário é a indicação referente às partes importantes do trabalho, bem como a seleção por páginas de cada seção do trabalho.

Formatação do texto

Recomenda-se sempre a fonte em Arial ou Times New Roman, variando a instituição. A numeração das páginas pode estar localizada no canto inferior ou superior direito.

Quanto ao espaçamento entre linhas, solicita-se 1,5 para o texto, enquanto apenas 1,0 para as citações. O mesmo vale para o texto em si, que sugere fonte 12 para o corpo e 10 para as citações.

Já as margens deverão ser de 3 cm superior à esquerda e 2 cm inferior à direita.

Introdução

A introdução segundo as regras da ABNT deve comportar vários itens, tais como:

  • Tema do Trabalho;
  • Explicar motivos profissionais e de pesquisa que levaram o estudante a escolher o tema;
  • Justificativa pessoal;
  • Apresentar o problema de pesquisa, objetivos, hipótese e/ou questão norteadora do estudo;

Desenvolvimento do tema

É a parte mais extensa do trabalho, e deverá comportar:

  • Uma revisão bibliográfica, com autores prévios que sustentem o ponto de vista do autor;
  • Revisão do objeto de estudo;
  • Apresentação da pesquisa e dos resultados obtidos;

Considerações finais

As considerações finais abrangem o ponderar final sobre o trabalho, indicando a possibilidade de trabalhos futuros a serem realizados na área.

Referências Bibliográficas

São indicadas as leituras utilizadas para embasar o artigo, bem como os autores indicados para complemento.

Referências

Normalização: Normas Publicadas/2018-2019 – Site Oficial da Associação Brasileira de Normas Técnicas

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Regras ABNT. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/regras-abnt. Acesso em: 30 de April de 2024.

Compartilhe

TOPO