Como aprender a tabuada? Muito se faz para conseguir decorar a tabuada nas séries iniciais. Prendem-se folhas na parede, lê-se dia e noite e, no fim, a única coisa que sobre é um decorar, e um esquecimento inevitável.
Publicidade
A maneira de como aprender a tabuada remete ao seu entendimento como processo matemático. Antigamente, decorar era a forma correta de como aprender a tabuada.
Atualmente, o processo acabou sendo entendido, e o modelo acabou simplificado. A temível tabuada da multiplicação é o verdadeiro terror de quem está aprendendo.
Mas com jogos, lógica e compreensão, o conceito é entendido e muito melhor absorvido. Decorar é coisa do passado, a moda agora é entender o “tabuado”.
Como aprender a tabuada
Antes de entender como aprender a tabuada, é necessário antes expor o que é a tabuada e como ela funciona. Dentre as tabuadas, a referência é a de multiplicação, apresentando o produto entre números, com no máximo dois algarismos.
Tabuada de multiplicação
A tabuada da multiplicação, como a mais famosa, tende a ter uma atenção especial. É comum decorar a tabuada do 1, 2, 3… e, assim, até chegar ao 10.
Veja abaixo o exemplo da tabuada de multiplicação:
Publicidade
Características da tabuada
Após observar a separação de cada integrante da tabuada, é possível subentender alguns pontos básicos do caso:
- Se desejamos saber o resultado de 8 x 5, o resultado descobre-se por meio da adição. Sendo assim, 8 + 8 + 8 + 8 + 8 = 40;
- Multiplicação é a soma de parcelas iguais do mesmo fator;
- Sendo assim, a tabuada representará uma dada quantia somada por x vezes;
Como aprender a tabuada: tabuada cartesiana
Talvez a tabuada cartesiana seja o modo mais fácil de entender a tabuada. Consequentemente, a maneira mais fácil de como aprender a tabuada.
Publicidade
Para início, é necessário desenhar um grande quadrado, contendo 11 linhas e 11 colunas. No primeiro quadrado, coloque um X e, ordenadamente, escreva de 1 a 10 em cada quadrado, repetindo o mesmo na primeira coluna.
Para fins de já preenchimento, vamos já manter a tabela preenchida e explicar suas características em um subtítulo separado.

Características da tabela cartesiana
A grande moral de como aprender tabuada está no modelo cartesiano, isso porque será necessário aprender apenas metade da tabuada. Veja as características:
- A tabuada do 1 é apenas repetir o número multiplicado por ele, não sofrendo alteração;
- A tabuada do 2 será a soma dos dois números anteriores (1 + 1; 2 + 2; 3 + 3…);
- A tabuada do 3 repetirá a mesma mecânica anterior, somando os dois algarismos anteriores (1 + 2; 2 + 4; 3 + 6…);
- A tabuada do 4 será referenciada como o dobro da tabuada do 2, bastando escrever o número dobrado;
- A tabuada do 5 será a soma da linha da tabuada do 2 e da tabuada do 3 (2 + 3 = 5; 4 + 6 = 10; 6 + 9 = 15…);
- A tabuada do 6 será o dobro da tabuada do 3, sendo facilmente preenchida;
- A tabuada do 7 pode ser a soma da tabuada do 2 e da tabuada do 5 (2 + 5 = 7), da tabuada do 3 e da tabuada do 4 (3 + 5 = 7) e da tabuada do 1 e da tabuada do 6 (1 + 6 = 7);
- A tabuada do 8 será o dobro da tabuada do 4;
- A tabuada do 9 é preenchida de cima para baixo com 0 a 9 e de baixo para cima com 0 a 9, como na imagem abaixo:

- A tabuada do 10 apenas exige a repetição da tabuada do 1 acrescentando um 0 ao fim;
Referências
Matemática Básica – Marcos Paulo de Souza

Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Como aprender a tabuada. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/matematica/como-aprender-a-tabuada. Acesso em: 06 de May de 2025.