Pradaria

A pradaria é um bioma presente em regiões de climas subtropicais e temperados.

A palavra “pradaria” foi retirada diretamente da palavra francesa “nuvem”, e foi usada pela primeira vez para descrever as altas pradarias da América do Norte central em 1773.

Publicidade

A pradaria apresenta apenas vegetações herbáceas diferindo, por exemplo, das savanas, que podem apresentar árvores e são típicas de locais quentes e secos.

Segundo os estudiosos da área, existem 3 tipos básicos de pradarias:

  • Pradarias Altas – nos locais mais úmidos que apresentam gramíneas de até 2 metros de altura e raízes muito profundas;
  • Pradarias Mistas -apresenta uma grande diversidade florística presente em solos altamente férteis;
  • Pradarias Baixas – que apresenta menor diversidade e gramíneas de pequeno porte.
pradaria
Imagem: Reprodução

Localização e vegetação da pradaria

Nos Estados Unidos, as grandes extensões de planícies na região central, recobertas por gramíneas, recebem o nome de pradarias.

As pradarias, de acordo com uma maior ou menor precipitação anual, podem apresentar diferentes aparências e composições em sua flora. Possuem solos particularmente profundos, escuros e férteis, resultado da decomposição de matéria orgânica.

Sendo, portanto, o solo das pradarias, assim como o das estepes da Eurásia, considerado um dos melhores do mundo para a agricultura, devido a sua fertilidade natural e consequente facilidade de cultivo.

Esse tipo de vegetação herbácea (rasteira) recebe o nome de Pradaria no Hemisfério Norte e Pampas no Hemisfério Sul (Brasil e Argentina), onde o clima é mais úmido.

Publicidade

Encostas suaves e grandes áreas planas são a marca registrada de uma pradaria, que tem uma mistura de gramas de espécies variadas.

Flores silvestres e ervas aromáticas são geralmente abundantemente distribuído por toda a relva e os arbustos pequenos podem ser encontrados em algumas regiões também.

Alguns biólogos estão preocupados com a saúde dessas pastagens, como a terra tem sido fortemente explorado para a agricultura e uso industrial.

Publicidade

Eles temem que o desaparecimento da pradaria seria uma grande perda para a humanidade, uma vez que representa uma ecologia tão interessante e única.

O clima nas pradarias

As pradarias apresentam verões quentes, invernos frios e chuvas moderadas. As temperaturas no verão podem ultrapassar 38°C e no inverno cair abaixo de 34°C negativos e na maioria das pradarias.

A precipitação pluviométrica oscila entre 510 e 890 mm anuais, menos do que nas florestas, porém mais do que nas estepes, chovendo mais no verão.

Fauna

Historicamente, as pradarias norte-americanas foram o domínio clássico dos bisões. Hoje, entretanto, esses animais, em sua maioria, se encontram confinados a algumas reservas naturais.

Nas pradarias, são típicas as colônias de marmotas, os coiotes e os lobos, dentre outros animais e em geral, Os animais das pradarias possuem elevada mobilidade (para fugirem dos predadores).

Muitos animais também possuem comportamento gregário, isto é, vivendo em grandes grupos, não só os que formam manadas mas também os vivem debaixo da terra.

Referências

Enciclopédia do Estudante – O Estado de São Paulo

Geografia: o mundo em transição  – José William Vesentini

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Pradaria. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/pradaria. Acesso em: 30 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UEPG]: Com relação aos grandes biomas do mundo, suas localizações e características gerais, assinale o que for correto.

01. A tundra, que é encontrada em regiões polares e alpinas, não tem representatividade em território brasileiro.

02. Savanas tropicais são conjuntos de formações abertas com domínio de uma vegetação de gramíneas dispersas e tufos de ervas baixas. Ocorrem na América do Norte, Eurásia, África e nos pampas da América do Sul.

04. Os desertos, que ocorrem nos centros de altas pressões da América do Norte, África, Eurásia e Austrália, não têm representatividade na América do Sul.

08. As florestas tropicais recebem uma precipitação elevada e bem distribuída durante o ano todo. Concentradas na faixa intertropical, constituem um dos ecossistemas com maior biomassa terrestre.

16. As taigas são as matas de coníferas que ocorrem em latitudes acima de 45º. No inverno, elas são muito úmidas e frias.

02. [UNIFENAS]:  Analise o mapa a seguir:

Considerando o trajeto A-B no mapa, um turista que se deslocou de Manaus (AM) até Recife (PE) terá presenciado ao longo de sua viagem vários aspectos singulares que envolvem as inter-relações dos domínios morfoclimáticos brasileiros. A seguir, foram apontados determinados aspectos naturais que abrangem alguns domínios morfoclimáticos brasileiros presenciados pelo turista ao longo do trajeto A-B.

I) Domínio Amazônico, com clima equatorial, floresta equatorial e terras baixas com grande sedimentação.

II) Domínio das Caatingas, com presença de formações cristalinas, de áreas depressivas intermontanas e domínio de clima semiárido.

III) Domínio dos Cerrados, presença de grandes chapadões, solos ácidos e predomínio de clima subtropical.

IV) Domínio das Pradarias, com clima tropical, depressões interplanálticas, denominadas coxilhas subtropicais e vegetação perenifólia.

Está correto apenas o indicado na alternativa

a) I e II.

b) I, II e III.

c) I,II,III e IV.

d) I e IV.

e) III e IV.

01. [UEPG]

Resposta: 25  (1, 8, 16)

01) Verdadeira – Como o Brasil está localizado em uma área tropical e a Tundra ocorre em regiões polares, o Brasil não possui esse exemplar de bioma.

02) Falsa – A vegetação das savanas é constituída por gramíneas, arbustos e árvores de médio e pequeno porte com raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos, e não por apenas gramíneas como afirmado no enunciado.

04) Falsa – A América do Sul possui diversos exemplares de desertos, tais como o Deserto do Atacama e o Deserto da Patagônia.

08) Verdadeira – As florestas tropicais são bastante úmidas e possuem uma grande biodiversidade de animais e plantas.

16) Verdadeira – A Taiga está localizada ao sul da Tundra e é composta principalmente por coníferas.

02. [UNIFENAS]

Resposta: A

No mapa, está indicado o deslocamento do turista ao longo das regiões Norte e Nordeste, em pontos onde se apresentam o Domínio Amazônico e o Domínio da Caatinga, além das faixas de transição entre ambos.

Afirmativas verdadeiras: I e II

Compartilhe

TOPO