1. Geleiras
As geleiras são formadas a partir de várias camadas sobrepostas de neve, as quais vão se acumulando e compactando ao longo do tempo. Elas podem apresentar quilômetros de extensão, bem como de espessura, estendendo-se por vastas áreas. Basicamente existem dois tipos de geleiras, as quais são: continentais e as que se formam nos topos das cadeias montanhosas.
Publicidade

Este tipo de geleira ocorre em regiões próximas aos polos, e desliza em direção ao mar durante o verão. As geleiras são consideradas como o maior reservatório de água doce na Terra, mas com o fenômeno do aquecimento global, muitas têm derretido, causando problemas ambientais. Cientistas estão em alertas nos últimos anos, pois o derretimento das geleiras tem se acelerado, pois as águas mornas dos oceanos tem impulsionado o derretimento do gelo. Uma das maiores geleiras do mundo, a Pine Island, na Antártida, teve seu derretimento considerado irreversível.
O derretimento das geleiras pode acarretar um profundo desequilíbrio ambiental, comprometendo a dinâmica da natureza, e consequentemente a qualidade de vida das pessoas.
2. Icebergs
Quando há o desprendimento de fragmentos das geleiras, estes formam enormes blocos que boiam sobre as águas. Estes blocos são chamados de icebergs.
“Pode-se dizer que cada iceberg é um gelo, que um dia foi neve, a muitos milhares de anos atrás e que agora é devolvido ao ciclo hidrológico. Cada iceberg é um retorno na máquina do tempo do nosso planeta.” (FELICIO, 2007, p. 05)
É preciso ressaltar, no entanto, que existem diferenças entre icebergs e banquisas (água do mar congelada). As segundas são constituídas por camadas de gelo flutuantes, as quais são formadas pelo congelamento da água do mar, fator este que ocorre durante o inverno nas regiões polares.

Já os icebergs não ficam visíveis em sua totalidade, mas cerca de 90% de seu tamanho fica sob as águas, o que se torna um risco, especialmente para as navegações.
Publicidade

Os icebergs podem ter tamanhos e formatos diversificados, e são constituídos por água doce. Os icebergs com formatos tabulares são placas de gelo flutuantes e são mais comuns na Antártida. Já os icebergs não tabulares são de formas variadas, e vão se modificando conforme o derretimento vai ocorrendo. Com o decorrer do tempo, os icebergs podem adquirir formas curiosas, como arcos.
Alguns icebergs podem ter camadas coloridas, em formato de estrias ou manchas. As manchas azuis são formadas quando as falhas no gelo são preenchidas com água, a qual congela rapidamente, não formando bolhas. Quando a consolidação do bloco ocorre nas partes inferiores, onde há maior presença de algas, os blocos podem ter manchas esverdeadas. Outras cores podem ser agregadas devido aos sedimentos que consolidam juntamente com a água.

Publicidade
Referências
FELICIO, Ricardo. Antártida: a Geografia do Continente Gelado e as Operações Brasileiras. Confins, N. 01, Mai. 2007. Disponível em: confins.revues.org
TAMDJIAN, James Onnig (Org.). Geografia: estudos para a compreensão do espaço – como funciona o mundo. 6º ano. São Paulo: FTD, 2012.

Por Luana Caroline
Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).
Künast Polon, Luana Caroline. Iceberg. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/iceberg. Acesso em: 19 de July de 2025.
1. [UNIUBE/2001] “O planeta começa a responder com derretimento de geleiras, secas, escassez de água e aquecimento global aos milhares de anos de agressões feitas pelo homem” (Revista Veja. 12/4/2001)
Sobre o assunto a que se refere a citação acima, indique a alternativa INCORRETA.
a) Os principais gases da atmosfera, que contribuem para o efeito estufa, são o vapor d’água, o CO2, além do metano ozônio e os compostos de hidrofluorcarbono.
b) O efeito estufa é um fenômeno natural e, graças ao seu efeito, a vida surgiu no planeta.
c) A queima de combustíveis fósseis, petróleo e derivados de carvão pelas atividades humanas, aumenta a concentração de gases estufa na atmosfera.
D) O efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, é um fenômeno artificial e recente da atmosfera, ocasionado pela emissão de CO2 das fábricas e usinas termoelétricas.
1. [D]
O efeito estufa não é um fenômeno recente, e é fundamental para a sobrevivência da vida na Terra. O grande problema é o aumento de gases que são emitidos na atmosfera, fazendo com que o calor solar fique retido, aumentando a temperatura.