Predicativo do Sujeito

Existem dois tipos de predicativos: o predicativo de objeto e o predicativo de sujeito. O segundo refere-se, segundo o conceito, ao termo que representa uma qualificação conferida ao sujeito.

Antes de partirmos para as explicações a respeito do predicativo do sujeito, precisamos retomar alguns conhecimentos já adquiridos anteriormente nos estudos linguísticos. Precisamos entender o que é a predicação dos verbos, que é resultante da ligação estabelecida entre o sujeito e o verbo, e que é responsável por fazer dos verbos ora transitivos, de ligação, ora intransitivos.

Publicidade

É essencial que seja feita referência aos verbos de ligação, que são usados para expressar o estado de ser de um sujeito, não denotando as ações concretas, como é o caso dos verbos transitivos e intransitivos. Na frase: “O dia está lindo”, o verbo “estar” refere-se a uma característica dada ao sujeito das orações. “Lindo”, nesse caso, seria o predicativo do sujeito.

Existem dois tipos de predicativo, o predicativo de objeto, que é o termo da oração usado para complementar e caracterizar, principalmente, o objeto direto, de forma a atribuir-lhe uma qualidade. Pode ser usado, ainda, para caracterizar um objeto indireto, o que é mais raro; e o predicativo do sujeito, a que se refere este artigo.

Conceito de Predicativo do Sujeito

Agora que conseguimos explicar de forma sucinta, vamos aprender o conceito de predicativo do sujeito. Predicativo do sujeito é o termo que representa uma qualificação que foi conferida ao sujeito, no que se refere ao predicado nominal.

Como identificar o predicativo do sujeito?

A função de um predicativo do sujeito pode ser desempenhada por um adjetivo, ou ainda uma locução adjetiva, como no exemplo “Mariana parece ansiosa” e “O pesadelo foi de assustar”; por um substantivo, como em “Roer as unhas é uma mania”; um pronome
, “A responsável é ela”; um numeral “Somos vinte para a palestra”; e uma oração substantiva predicativa “O bom é que ela sempre foi bem obediente”, “A dúvida era se seriam necessários mais ajudantes”.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Predicativo do Sujeito. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/predicativo-do-sujeito. Acesso em: 26 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. Tendo como base alguns fragmentos poéticos, atente-se ao que se pede:

Autoapresentação
[…]

Sou alegre e sou triste,
sou poeta em projeto.
Acho que o poeta é um cara de pau
que se joga todo sem redes
sem máscaras e sem óculos escuros.
É um ser que bota fogo no gelo
e espera um incêndio amazônico.
[…]
(Cantigas de adolescer.7ed. São Paulo: Atual, p.37-8)

a) Caracterize sintaticamente os trechos em destaque.
b) Em relação aos dois últimos versos, opte por “descortinar” a mensagem, ressaltando o que você entendeu sobre o discurso apresentado por esses versos.

 

02. [Unimep] Em: “…as empregadas das casas saem apressadas, de latas e garrafas na mão, para a pequena fila de leite”, os termos destacados são, respectivamente:

a) adjunto adverbial de modo e adjunto adverbial de matéria.
b) predicativo do sujeito e adjunto adnominal.
c) adjunto adnominal e complemento nominal.
d) adjunto adverbial de modo e adjunto adnominal.
e) predicativo do objeto e complemento nominal.

01. [a – Os termos destacados se classificam como predicativos do sujeito.

b – Tendo em vista a habilidade criativa do poeta, os versos em questão revelam que este artista opera maravilhas inimagináveis, de modo a despertar sentimentos e emoções por parte do receptor.]

02. [B]

Compartilhe

TOPO