Países Desenvolvidos

O desenvolvimento envolve diversos quesitos, mas normalmente é visto apenas sob o viés econômico, o que é um equívoco.

1. Sobre desenvolvimento

Países desenvolvidos, também conhecidos como países de primeiro mundo, são aqueles que apresentam indicadores socioeconômicos positivos, acima da maioria dos demais países. Alguns dados de análise são: Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), nível de escolaridade da população, índices de industrialização e fatores econômicos, bem como outros pontos. A definição de um país desenvolvido perpassa por debates, uma vez que o conceito é relativo, já que um alto nível de consumo pode ser caracterizado como desenvolvimento, mas também ocasiona problemas ambientais e sociais, portanto, desenvolvimento é um aspecto abstrato, discutível. Até pouco tempo, o maior referencial sobre desenvolvimento era o dos Estados Unidos, sendo que, em anos recentes, outros países têm se destacado nesse quesito.

Publicidade

2. Países que têm se destacado no cenário econômico mundial: China e Índia

Até a década de 1980, o Japão era o país de maior destaque dentre as econômicas asiáticas, sendo que a China e a Índia eram tidas apenas como gigantes populosos, e com sérios problemas sociais. Já no final da década de 1970, a China começa promove a abertura para o capital internacional, visando um novo modelo de produção industrial. Seguindo o modelo da China, a Índia adere às mudanças posteriormente.

“Essas mudanças foram responsáveis por alterar a geografia da produção industrial no mundo, transformando a Ásia em uma grande ‘fábrica’ mundial.” (SILVA, 2013, p. 185)

Apesar de uma previsão de decréscimo no PIB da China e da Índia em anos vindouros, é possível ver um grande avanço nestes países ao longo dos anos, especialmente em relação à China.

Ilustração: Reprodução
Ilustração: Reprodução

Com um território de enormes proporções, a China abriga a maior população do mundo, e vem representando importante destaque em décadas recentes. Diante da grandiosidade da China no cenário econômico mundial atual, esta representa uma ameaça à soberania dos Estados Unidos.

Já a Índia destaca-se pela diversidade cultural e étnica, e tem demonstrado um grande avanço no campo da ciência e tecnologia.

“A Índia se destaca pela presença da maior classe média do mundo, estimada em cerca de 270 milhões de habitantes, o que lhe garante um significativo mercado consumidor interno.” (SILVA, 2013, p. 196)

Publicidade

Muito embora a Índia tenha se destacado mundialmente, as contradições internas ainda são um empecilho ao pleno desenvolvimento. As desigualdades sociais e a insegurança geopolítica são alguns dos elementos que retardam o progresso no país.

3. Estados Unidos

Os Estados Unidos continuam sendo destaque em relação aos aspectos econômicos, políticos e também militares. O território dos Estados Unidos é rico em recursos minerais, como petróleo, carvão mineral, ferro, cobre, dentre outros. A agricultura estadunidense é a mais produtiva do mundo, contando com auxílio de avançadas técnicas agrícolas, o que permite que estes sejam os maiores exportadores de alimentos no mundo. O símbolo do progresso estadunidense é o modo de vida das pessoas, American Way of Life, baseado em altos índices de consumo, investimentos massivos na área da tecnologia da produção, obsolescência, grandes quantidades de lixo produzidas, etc.

Basicamente, o poder estadunidense está ligado aos fatores: avanços tecnológicos e científicos; poder financeiro; influência em órgãos mundiais, como a ONU, o FMI e o Banco Mundial; presença e domínio de grandes multinacionais; dentre outros. O poder militar dos Estados Unidos é destaque mundial.

Publicidade

“Os investimentos militares dos Estados Unidos representam cerca da metade dos investimentos realizados em todo o mundo.” (LUCCI, 2012, p. 176)

A supremacia dos Estados Unidos emergiu especialmente após a Guerra Fria, quando a bipolaridade foi dissipada, e aqueles se tornaram símbolo do progresso em nível global.

4. Canadá

Durante o século XX, o Canadá obteve um elevado nível de desenvolvimento econômico, mas também social. O país continua sendo um dos que mais oferece qualidade de vida aos habitantes.

“No final do século XX, o Canadá foi, por várias vezes, líder mundial em desenvolvimento humano (IDH); nos anos de 2002 e 2004 ficou em quarto lugar, mas seus índices continuam a ser considerados altos.” (LUCCI, 2012, p. 203)

Apesar de sua extensão territorial, o Canadá possui baixa densidade demográfica, ou seja, existem muitas porções sem ocupação humana. Calcula-se que a ocupação no país seja de 3 habitantes para cada quilometro quadrado. Os índices de ocupação do espaço urbano são altos, perpassando a casa dos 80% da população total.

5. Grupo dos Sete

O Grupo dos Sete (G7) reúne os sete países mais desenvolvidos do mundo, sendo que até recentemente eram oito países, mas a Rússia foi excluída do grupo. Os países que formam este grupo são: Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão, Reino Unido. O desenvolvimento é um elemento variável, e que depende da interpretação do leitor. Quando se pensa em desenvolvimento econômico, isso não quer dizer que obrigatoriamente haja desenvolvimento humano. Qualidade de vida também é um item relativo, e que pode não estar totalmente vinculado a ideia de progresso econômico e consumo. Um exemplo dessa superficialidade do conceito é a exclusão da Rússia, portanto, os quesitos são questionáveis quando se pensa em definir um país como desenvolvido ou não.

Referências

LUCCI, Elian Alabi (Org.). Geografia: homem e espaço. 8º ano. 25ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
SILVA, Angela Corrêa da (Org.). Geografia: contextos e redes. São Paulo: Moderna, 2013.
SILVA, Edilson Adão Cândido da (Org.). Geografia em rede. 3º ano. São Paulo: FTD, 2013.

Luana Caroline
Por Luana Caroline

Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).

Como referenciar este conteúdo

Künast Polon, Luana Caroline. Países Desenvolvidos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/paises-desenvolvidos. Acesso em: 26 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [ENEM/2011] Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados.
(BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África: neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 adaptado).
A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?

a) Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do meio ambiente.
b) Pela aliança com os capitais e investimentos diretos realizados pelos países ocidentais, promovendo o crescimento econômico de algumas regiões desse continente.
c) Pela presença cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça à soberania dos países africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandes projetos.
d) Pela presença de um número cada vez maior de diplomatas, o que pode levar à formação de um Mercado Comum Sino-Africano, ameaçando os interesses ocidentais.

2. [ENEM/2010] O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.

(ALLAN. R. Crise global. Disponível em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2010).
Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que:

a) Apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.
b) Possuem base tecnológica mais elevada.
c) Apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.
d) Apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.
e) Possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.

1. [D]

A intervenção chinesa em terras africanas pode representar um risco aos países da África, os quais sofrem a possibilidade de dominação por parte da China, bem como a perda de seus recursos naturais, almejados para continuidade da produção em larga escala chinesa.

2. [A]

Alguns países têm se destacado no cenário econômico mundial, e são promessas para as próximas décadas. Alguns deles possuem condições de entrar para o ranking de países desenvolvidos, como a China e a Índia. Por enquanto são considerados como emergentes, mas apresentam características importantes para ascensão.

Compartilhe

TOPO