Comunidade dos Estados Independentes (CEI)

Onze das quinze ex-repúblicas que formavam a União Soviética compõem essa comunidade.

1. O que é a CEI?

A Comunidade dos Estados Independentes é uma espécie de bloco político e econômico, criado no ano de 1991. Este bloco foi criado sob liderança de três países: Rússia, Ucrânia e Belarus. A CEI surge em um contexto após a dissolução da União Soviética, no intuito de formar uma federação no lugar do antigo regime autoritário que predominava. Os princípios que regiam a CEI eram baseados em uma forte integração econômica, com o uso de moeda única e integração político-militar, sendo que, com o passar do tempo, os países foram adquirindo autonomia própria.

Publicidade

2. Países membros

“A CEI é uma organização supranacional que reúne, com regras pouco definidas, as repúblicas da extinta União Soviética, com exceção da Estônia, da Lituânia e da Letônia.” (SILVA, 2013, p. 211)

Os países de compõem a Comunidade dos Estados Independentes são: Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão, desde 1991, e Geórgia e Azerbaijão, a partir 1993. Veja o mapa abaixo:

3. O futuro da CEI

Embora tenha alguns anos de formulação, a estrutura da CEI ainda não apresenta sólida estabilidade. A fragilidade do bloco se mostra por meio dos conflitos nacionalistas, disputas étnicas e também os desentendimentos devido à supremacia russa. Existem diversos empecilhos no processo de concretização do bloco, como: baixo nível de desenvolvimento econômico e também social; baixo número de regimes democráticos de governo; disparidades entre o desenvolvimento econômico e a representatividade do comércio exterior dos países membros; questões culturais e religiosas, quando a Rússia busca conter os avanços do fundamentalismo islâmico na Ásia Central; dentre outros. Em termos de religião, a integração entre países islâmicos e não islâmicos é dificultada pelo fundamentalismo, uma vez que são criados empecilhos em relação à aproximação.

“Nas últimas décadas, o ritmo de crescimento da população da CEI tem sofrido uma grande diminuição.” (TAMDJIAN, 2012, p. 17)

A redução das taxas de natalidade nos países pertencentes a Comunidade dos Estados Independentes se deve às dificuldades sociais nos países membros, as quais ainda são bastante representativas. Os altos índices de desemprego e os altos custos de vida têm inibido as pessoas de terem filhos. Além disso, há um grande deslocamento de pessoas da CEI em direção aos países europeus, e também aos Estados Unidos, em busca de oportunidades de trabalho e melhores condições de vida. Ao mesmo tempo em que a Rússia recebe trabalhadores dos países vizinhos, os quais possuem menores expectativas de crescimento profissional, também os russos migram em direção aos países europeus, em busca de melhorias de vida.

Dentre os múltiplos problemas sociais na CEI estão às poucas oportunidades de trabalho aos jovens, a pobreza, o abandono de crianças e as doenças, como difteria e tuberculose. As dificuldades acabam por gerar outros problemas sociais, como o alcoolismo e a dissolução de famílias. As tensões de caráter religioso e étnico também continuam presentes, dificultando a consolidação real do bloco político-econômico.

Publicidade

As questões energéticas também são motivadoras de conflitos no interior da CEI. A Rússia é o país detentor de maior parte dos recursos energéticos da região, e assim, cobra altos preços aos demais países pelo uso da energia. Como são regiões frias, há um alto índice de recursos energéticos para o aquecimento, que garante que as pessoas sobrevivam às baixas temperaturas. Assim, a dependência em relação à Rússia, faz com que os demais países se submetam àquela.

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul. Representação Brasileira. Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Disponível em: camara.gov.br
COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE. Comunidade dos Estados Independentes. Disponível em: cmpa.tche.br
SILVA, Angela Corrêa da (Org.). Geografia: contextos e redes. São Paulo: Moderna, 2013.
TAMDJIAN, James Onnig (Org.). Geografia: estudos para a compreensão do espaço – o espaço do mundo II. 9º ano. São Paulo: FTD, 2012.

Luana Caroline
Por Luana Caroline

Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).

Como referenciar este conteúdo

Künast Polon, Luana Caroline. Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/comunidade-dos-estados-independentes-cei. Acesso em: 11 de May de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [ENEM/2009] Os países que formam a CEI (Comunidade dos Estados Independentes) são:
(A) as antigas repúblicas formadoras da ex-URSS.
(B) os países da antiga Cortina de Ferro.
(C) os antigos países comunistas do leste europeu exceto a Rússia.
(D) as antigas Repúblicas formadoras da ex-URSS, exceto as Repúblicas Bálticas.
E) os países do antigo grupo capitalista.

 

2. [PUC RIO/2012] Na Europa, após 1989, com a derrubada do muro de Berlim e o fim da Guerra Fria, ocorreu uma reformulação das fronteiras fazendo surgir um novo mapa político. Podemos considerar como parte desta reformulação:
(A) os movimentos de aglutinação política no leste europeu.
(B) o fortalecimento da unidade étnica na Iugoslávia.
(C) a definição do projeto unitário da Europa Ocidental.
(D) a desintegração da Comunidade de Estados Independentes (CEI).
(E) a reunificação da Irlanda do Norte e da Irlanda do Sul.

 

3. [PUCRS/2010] Em dezembro de 1991, era criada a Comunidade de Estados Independentes (CEI), o que determinava a extinção da União Soviética. No interior da crise econômica e institucional, que mostrava efeitos havia pelo menos uma década, um elemento decisivo para a criação da CEI foi
a) a pressão diplomática do governo J. Carter.
b) o fortalecimento do Pacto de Varsóvia.
c) o nacionalismo das repúblicas bálticas.
d) o embargo militar decretado pela OTAN.
e) o apoio irrestrito do Partido Comunista russo.

1. [D]

Os países formadores da CEI são aqueles que anteriormente constituíam a União Soviética, exceto as Repúblicas Bálticas (Lituânia, Letônia e Estônia).

 

2. [C]

Após a Guerra Fria, começam investidas no sentido da unificação da Europa Ocidental. A alternativa D, que no caso fala da CEI, não possui relação com aquele contexto. A CEI surge a partir dos antigos países constituintes da União Soviética.

 

3. [C]

Os primeiros países a manifestarem desejo de independência foram os bálticos, Letônia, Estônia e Lituânia, estendendo posteriormente às demais.

Compartilhe

TOPO