Teoria da Biogênese e Abiogênese

Atualmente, acredita-se na ideia de que os seres vivos se originaram e evoluíram a partir de outros seres vivos, mas nem sempre foi assim.

Como surgiu a vida na Terra? Este questionamento intriga a humanidade desde os seus primórdios. Há séculos, pensadores começaram a investigar o surgimento da vida no nosso planeta, com a realização de experimentos e o desenvolvimento de teorias a respeito.

A teoria da Abiogênese

Ilustração: Reprodução

Durante algum tempo acreditou-se que a vida poderia surgir a partir da matéria inerte. Também denominada “geração espontânea”, a teoria da Abiogênese (a-sem/bio-vida/gênese-origem afirmavam que os micróbios poderiam surgir da matéria sem vida.

Eram comum acreditar nesta hipótese, pois, as pessoas observavam o aparecimento de larvas em alimentos podres e restos orgânicos e pensavam que estes serem surgiam de maneira espontânea.

No ano de 1745, o naturalista inglês John Needham acreditou ter provado a validade da teoria da Abiogênese com o seguinte experimento: Needham aqueceu e depois fechou vários recipientes contendo caldo de carne. Ainda assim, as bactérias se mantiveram lá em grande número, fato que, de acordo com o cientista, provaria a existência da geração espontânea.

No entanto, Lazzaro Spallanzani interferiu e afirmou que a temperatura dos frascos era muito baixa e, consequentemente, não teria o poder de destruir as bactérias. O estudioso das ciências naturais repetiu o experimento: ferveu mais os frascos e, no final, concluiu que as bactérias vinham do ar e não de dentro do recipiente.

Mesmo após a experiência de Spallanzani, os estudiosos que defendiam a teoria da Abiogênese argumentavam que a fervura prolongada teria destruído o “princípio vital” que existia no caldo de carne.

A teoria da Biogênese

Ilustração: Reprodução

A visão da geração espontânea foi destruída graças a dois importantes cientistas: Pasteur e Redi. Ambos realizaram experiências, sendo que Redi utilizou matéria orgânica morta e larvas de moscas; Pasteur fez uso de frascos e micróbios.

Atualmente, acredita-se na ideia de que os seres vivos se originaram e evoluíram a partir de outros seres vivos – esta é a visão que fundamenta a teoria da biogênese, que começou a ser formulado há séculos.

No ano de 1668, Francesco Redi propôs um experimento para demonstrar que a abiogênese não existia. O cientista italiano colocou pedaços de carne em dois frascos abertos, sendo que um deles foi coberto. Com o passar do tempo, o estudioso pôde notar que as larvas surgiram apenas no frasco aberto, ou seja, elas surgiam do desenvolvimento de ovos colocados pelas moscas, e não da carne em putrefação.

Mas a experiência de Redi não foi suficiente para derrubar o teoria da geração espontânea. Para isto foi necessária a realização do clássico experimento com o pescoço de cisne, do cientista francês Louis Pasteur.

Pasteur realizou o experimento com dois balões com pescoço de cisne contendo caldo de carne, dois tripés e dois bicos de Bunsen. Primeiramente, ele acendeu os dois bicos de Bunsen e colocou os balões (com a extremidade aberta) com caldo de carne sobre os tripés. O cientista esperou o caldo de carne ferver e, posteriormente, quebrou o pescoço de cisne de um dos balões e os deixou resfriar lentamente.

E qual foi o resultado observado por Pasteur? O líquido do balão que estava inteiro continuou normal; já o líquido do balão com o pescoço quebrado mostrou-se turvo, devido ao contato direto com as bactérias que estavam no ar. Com o experimento, Louis Pasteur pôde demonstrar que a vida somente surge de outra vida.

Abiogênese x Biogênese. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17837
Biogênese e Abiogênese. http://www.uff.br/prebio/bio.htm

Débora Silva
Por Débora Silva

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.

Silva, Débora. Teoria da Biogênese e Abiogênese. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/teoria-da-biogenese-e-abiogenese. Acesso em: 17 de June de 2024.

1. [UFU] Receita de Jean Baptist van Helmont, séc XVII: “Colocar uma camisa suja de suor e um pouco de erme de trigo em um canto escuro e sossegado. O suor funciona como “principio ativo” e, dentro de 21 dias, a partir da camisa e do trigo nascerão vários camundongos”. O texto acima exemplifica a:
a) teoria da biogênese
b) teoria da abiogênese
c) teoria da pré-formação
d) hipóteses heterotrófica
e) hipótese autotrófica

2. [ENEM] Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea.
Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que
a) seres vivos podem ser criados em laboratórios
b) a vida se originou no planeta a partir de microrganismos
c) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente
d) seres vermíferos e microorganismos são evolutivamente aparentados
e) vermes e microorganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos respectivamente.

1. [B]