Sistema reprodutor masculino

Conheça as funções do sistema reprodutor masculino e as características de cada um de seus órgãos.

O sistema reprodutor masculino, também denominado sistema genital masculino, é formado pelos testículos ou gônadas, epidídimo, ductos deferentes, pênis, bolsa escrotal e glândulas anexas (próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais).

Publicidade

Funções

Ilustração: Reprodução.
Ilustração: Reprodução.

São três as principais funções do sistema reprodutor masculino:

  • Produção e transporte do gameta masculino;
  • Produção do hormônio responsável pelos caracteres sexuais masculinos: a testosterona;
  • Secreção de fluidos para formar o esperma (ou sêmen).

Órgãos do sistema reprodutor masculino

Os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino são os seguintes: testículos, epidídimo, ductos (ou canais) deferentes, pênis, bolsa escrotal, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis.

Testículos

Os testículos são as gônadas masculinas e se localizam no interior da bolsa escrotal. Ambos os testículos são compostos por milhares de ductos seminíferos que, por sua vez, são formados pelas células de Sertoli e pelo epitélio germinativo, onde ocorrerá a formação dos espermatozoides, em um processo chamado de espermatogênese.

No meio dos ductos seminíferos, as células intersticiais produzem os hormônios sexuais masculinos, destacando-se a testosterona.

Os hormônios sexuais masculinos são responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários, como os pelos, as alterações da voz, desenvolvimento da massa óssea etc.

Epidídimos

Os epidídimos são dois tubos enovelados que partem dos testículos. São responsáveis pela maturação e o armazenamento dos espermatozoides.

Publicidade

Ductos deferentes

Estruturas (dois tubos) altamente musculares, constituída por fibras musculares lisas, que partem dos testículos, envolvem a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório. Possuem a função de transportar os espermatozoides em direção à uretra, além de serem responsáveis pela reabsorção daqueles que não foram expelidos.

Vesículas seminais

São glândulas responsáveis pela produção de um fluido que será liberado no ducto ejaculatório. Junto com o líquido prostático e espermatozoides, esse fluido entrará na composição do sêmen.

O fluido alcalino e viscoso das vesículas seminais contém principalmente frutose, além de prostaglandinas e proteínas de coagulação (que são diferentes das encontradas no sangue).

Publicidade

A natureza alcalina desse líquido ajuda a neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, evitando, assim, a neutralização dos espermatozoides.

Próstata

Trata-se de uma glândula masculina de tamanho similar a uma bola de golfe, localizada abaixo da bexiga urinária. É responsável por secretar substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e ativa os espermatozoides.

Pênis

O pênis é considerado o principal órgão do sistema reprodutor masculino. O órgão cilíndrico é formado por dois tipos de tecidos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso, que envolve e protege a uretra.

Na extremidade do pênis encontra-se a glande, onde é possível visualizar a abertura da uretra. É através da uretra que o sêmen é expelido.

Uretra

A uretra é comumente um canal destinado para a urina, mas, no aspecto da reprodução, é responsável por conduzir e expelir o esperma durante a ejaculação.

Bolsa Escrotal

A bolsa escrotal tem a função de termorregulação, mantendo os testículos em uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3ºC abaixo da corporal.

Um espermatozoide leva aproximadamente 70 dias para ser produzido e não pode se desenvolver da maneira adequada se estiver na temperatura normal do corpo.

Referências

http://www.afh.bio.br/

TORTORA, G. J. Corpo Humano – Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª Edição. Editora: Artmed. 2000.

Sistema Reprodutor Masculino. http://www.uff.br/

 

Débora Silva
Por Débora Silva

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.

Como referenciar este conteúdo

Silva, Débora. Sistema reprodutor masculino. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/sistema-reprodutor-masculino. Acesso em: 27 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [FGV-SP] Associe as estruturas abaixo relacionadas com a função realizada por cada uma:

1. Túbulos seminíferos

2. Epidídimo

3. Células intersticiais do testículo

4. Hipófise

( ) local de produção de espermatozoides

( ) local de armazenamento de espermatozoides

( ) local de produção do hormônio sexual masculino

( ) local de produção do hormônio gonadotrófico

a) 1, 2, 3, 4
b) 2, 3, 4, 1
c) 3, 4, 1, 2
d) 4, 3, 2, 1
e) 2, 1, 4, 3

2. [UFMG] A vasectomia tem sido um dos recursos procurados atualmente por homens que não desejam ter filhos. A eficácia desse método anticoncepcional deve-se a

a) ausência de espermatozóides no sêmen.
b) alteração do controle hormonal.
c) impedimento da produção de espermatozóides.
d) impedimento da ejaculação

1. [A]
2. [B]

Compartilhe

TOPO