Sistema reprodutor feminino

O aparelho reprodutor feminino é formado por órgãos internos e externos, e é responsável pela produção de hormônios sexuais e gametas, além de ser o receptáculo da fecundação.

O sistema reprodutor feminino, também denominado aparelho reprodutor feminino, é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina e uma vulva. Além de ser responsável pela produção de hormônios sexuais e gametas, o sistema reprodutor feminino é o receptáculo da fecundação, possibilitando o desenvolvimento do feto em seu interior, pelo período de nove meses.

Publicidade

Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons

Ovários

Os ovários (do latim ovarium = receptáculo de óvulos) são órgãos pareados, do tamanho e formato de amêndoas, que surgem no período fetal. Trata-se de pequenas estruturas que se encontram um de cada lado da cavidade pélvica, sendo mantidos por ligamentos como mesovário e o ligamento útero-ovárico.
Os ovários são as gônadas femininas e produzem hormônios sexuais femininos como o estrogênio e a progesterona. Estas estruturas também são responsáveis pelo desenvolvimento do óvulo.
Com relação aos folículos ovarianos, diferenciam-se os folículos primários, os folículos em crescimento e os folículos maduros ou de Graaf. Em uma criança recém-nascida, o número total de folículos nos dois ovários é estimado em dois milhões, no entanto, a maioria sofrerá um processo degenerativo. Já no final do desenvolvimento embrionário de uma menina, ela possui todas as células que, posteriormente, se transformarão em gametas em seus dois ovários.
A ovulação é um fenômeno que ocorre mensalmente, e consiste na ruptura e liberação do ovócito secundário (gameta feminino) a partir do desenvolvimento e maturação completa de, geralmente, apenas um folículo.

Tubas uterinas

Também denominadas ovidutos ou trompas de Falópio, as tubas uterinas localizam-se lateralmente ao útero, unindo-o ao ovário. Realizam o transporte dos ovócitos secundários dos ovários ao útero e possuem o epitélio de revestimento formado por células ciliadas.

Útero

Imagem: Gineco
Imagem: Gineco

O útero é um órgão oco, com a forma de uma pêra invertida e paredes musculares espessas (miométrio). Situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, este órgão do aparelho reprodutor feminino é internamente revestido pelo endométrio, um tecido vascularizado rico em glândulas.
O útero possibilita a passagem dos espermatozóides até as tubas uterinas para a fertilização, além de abrigar o feto durante o seu desenvolvimento. O colo do útero está localizado na parte superior de seu interior.

Vagina

A vagina está situada entre a bexiga urinária e o reto, ligando o colo do útero aos genitais externos. Trata-se de um espaço tubular fibromuscular, de 8 a 10 cm de comprimento, recoberto com uma mucosa pregueada e de paredes elásticas. Internamente, e de cada lado de sua abertura, apresenta duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin, responsáveis pela secreção de um muco lubrificante.
A vagina possui a função de permitir a saída do fluxo menstrual, acomodar o pênis durante a relação sexual e formar o canal do parto. A entrada do canal é protegida pelo hímen, uma membrana circular que fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal.

Vulva

Imagem: Gineco
Imagem: Gineco

O termo vulva, ou pudendo, refere-se aos órgãos femininos externos, que são delimitados e protegidos pelos grandes lábios, que, na mulher madura, são recobertos por pelos pubianos. Na vulva também se encontram os pequenos lábios, o clitóris e o monte de Vênus (ou monte púbico).

Publicidade

Referências

TORTORA, G. J. Corpo Humano – Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª Edição. Editora: Artmed. 2000.
http://www.gineco.com.br/saude-feminina/o-corpo-da-mulher/aparelho-genital-feminino/. Acesso em: 27 de junho de 2016.
http://www.afh.bio.br/reprod/reprod2.asp. Acesso em: 27 de junho de 2016.
http://biologia.ifsc.usp.br/bio2/apostila/apost-fisiol-parte7.pdf. Acesso em: 27 de junho de 2016.

Débora Silva
Por Débora Silva

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.

Como referenciar este conteúdo

Silva, Débora. Sistema reprodutor feminino. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/sistema-reprodutor-feminino. Acesso em: 06 de May de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [UEPG-PR] Órgãos que fazem parte do aparelho reprodutor feminino interno:
(01) clitóris
(02) uretra
(04) útero
(08) ovidutos
(16) epidídimo
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

2. [Fempar-PR] Com respeito ao aparelho reprodutor feminino humano, não se pode afirmar que (questão adaptada):
a) As glândulas mamárias, por não serem órgãos genitais, não podem ser consideradas parte do aparelho reprodutor.
b) Os ovários são órgãos duplos situados em cada lado do útero, variando de dimensão segundo vários fatores.
c) Os órgãos sexuais femininos permanecem normalmente em um estágio infantil aproximadamente durante os 10 primeiros anos de vida.
d) A vida reprodutiva da mulher, caracterizada por ciclos menstruais, dura até cerca dos 45 ou 50 anos, seguindo-se um período conhecido como menopausa.
e) Cada ovário é coberto por um epitélio contínuo composto de uma só camada de células epiteliais cúbicas.

1. 04 + 08 = 12

2. Alternativa “a”.

Compartilhe

TOPO