Biotecnologia

Biotecnologia é o nome que recebe o conjunto de conhecimentos que permite que os agentes biológicos, como células, moléculas, organelas e organismos, por exemplo, possam ser usados para obter bens ou ainda para assegurar serviços. Trata-se, portanto, de um conjunto de técnicas que permite que a indústria farmacêutica cultive microrganismos para a produção de antibióticos que poderão ser comprados em farmácias. Além disso, biotecnologia também permite que as células de morango sejam cultivadas objetivando mudas comerciais, ou ainda que sejam tratados os despejos sanitários por meio da ação de microrganismos em fossas sépticas.

Esse setor da biologia abrange ainda outros conhecimentos que envolvem ciência básica, como biologia molecular, microbiologia, biologia celular, genética, genômica, embriologia, etc, além da ciência aplicada, como técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas, envolvendo ainda outras tecnologias, como controle de processos, robótica e informática. O impacto da biotecnologia, como pudemos ver, afeta diversos setores da nossa vida, trazendo ainda oportunidades de emprego, entre outras coisas.

Biotecnologia, em síntese, é a tecnologia baseada na biologia, mas essencialmente quando usada na medicina, na agricultura e na ciência dos alimentos. “Biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.

A história da biotecnologia

Apesar de não ser considerada como uma biotecnologia, a agricultura se encaixa na sua definição de forma que se refere a uma das primeiras formas de aplicação da biotecnologia, assim como a fabricação de cervejas. Os métodos da agricultura foram aos poucos sendo melhorados por meio de outras ciências, desde o momento em que começou a ser cultivada. Os agricultores têm, portanto, com a grande quantidade de fertilizantes, controle de pragas, entre outros, alterado a genética de suas culturas.

Algumas culturas como a do Egito, Índia e Mesopotâmia desenvolveram métodos de fabricação de cerveja. O processo é o mesmo até os dias atuais, feito com grãos maltados de forma a converter o amido de grãos em açúcar, e em seguida adicionando leveduras específicas para a produção da cerveja. Os carboidratos são quebrados em álcoois tais como o etanol. O processo foi melhorado mais tarde por culturas que produziam a fermentação lática, e a produção de pão também foi feita, nessa época.

Durante milhares de anos as pessoas vem usando cruzamentos seletivos para melhorar a produção de colheitas, e nisso, faz-se o acasalamento dos organismos com características desejáveis, de forma que produzam descendentes com as mesmas características. No começo do século XX os cientistas exploraram formas de produção de produtos específicos em decorrência de uma maior compreensão obtida nesse sentido. No ano de 1917, pela primeira vez uma cultura microbiológica foi usada pura em um processo industrial, o de fabricação do amido de milho objetivando produzir acetona.

Essa mesma tecnologia foi responsável pelo desenvolvimento de antibióticos, quando Alexander Fleming, no ano de 1928, descobriu o fungo Penicillium. O campo da biotecnologia moderna começou, em grande parte, no dia 16 de junho de 1980, quando a Suprema Corte dos Estados Unidos determinou que um microrganismo que fosse geneticamente modificado poderia ser patenteado.

Profissão

O biotecnólogo, ou biotecnologista, é o profissional formado em biotecnologia. Ele pode atuar não apenas na área da saúde, mas também nos agronegócios, indústria, ambiente e educação, atuando em setores diversos como a biossegurança, produção de vacinas, inseminação artificial, biochips, virologia, bioética, construção de equipamentos biomédicos, biologia molecular, genética de tecidos, redes neurais, bioinformática, transferência de embriões, proteoma, biodisponibilidade e biomecânica, polímeros biodegradáveis, nanotecnologia, bioprocessos e bioeletricidade, clonagem, terapia gênica, genoma, biomecânica, entre muitas outras áreas. A biotecnologia, entretanto, precisamos ressaltar, não é única de uma única profissão. Profissionais com formações específicas podem trabalhar como biotecnologista, como o zootecnista, engenheiro bioquímico, engenheiro de alimentos, engenheiro químico, agrônomo, veterinário, farmacêutico, biomédico, bioquímico, químico, biólogo, entre outros.

Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Petrin, Natália. Biotecnologia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/biotecnologia. Acesso em: 26 de April de 2024.