Sociedade da Informação

Os avanços tecnológicos possibilitaram uma verdadeira revolução. Estamos vivendo na chamada Era (ou sociedade) da Informação.

O que seria a Sociedade da Informação? Antes de defini-la, é preciso entender que além do fluxo de mercadorias e de consumo, outro fluxo que tem se ampliado e se acelerado com a globalização é o de informações.

Um dos fatores principais na sociedade atual é a tecnologia da informação.

Essa crescente evolução dos elementos tecnológicos tem revolucionado significativamente nosso modo de viver, pensar, agir e comunicar.

sociedade da informação
Imagem: Reprodução

Os satélites de telecomunicações possibilitam a circulação de informação em tempo real.

Ou seja, os acontecimentos, hoje, mais do que nunca, são transmitidos para qualquer lugar do mundo no exato momento em que ocorrem.

A Sociedade da Informação moderna

A Internet conecta milhares de lugares de todos os países do mundo, o que cria uma sociedade de informação.

Por meio dela, são trocados e-mails e outros tipos de arquivos e programas.

Dessa forma, pesquisas em infindáveis bancos de dados eletrônicos podem ser realizadas sem que o usuário saia de casa.

Assim como mercadorias podem ser compradas e vendidas em lojas virtuais, investimentos e contas correntes são administrados em bancos igualmente virtuais.

Redes de noticia transmitem imagens dos principais acontecimentos em qualquer ponto do planeta a partir de satélites conectados.

A telefonia, fixa e cada vez mais a celular, liga o planeta inteiro.

Redes de rádio também cobrem o mundo, emitindo programas de música, entrevista, notícias, entre outros, nos mais variados idiomas.

Enfim, o espaço geográfico mundial parece cada vez menor devido à conectividade.

E cada vez mais denso de infra-estrutura, como redes de comunicação e de transportes, que permitem o aumento da conexão entre os lugares.

Isso levou um estudioso da comunicação, o canadense Marshall McLuhan (1911-1980), a afirmar em 1964 que o mundo havia se tornado uma “aldeia global”.

Desigualdades no acesso à informação

Esse termo, “aldeia global”, é bastante utilizado para se referir à globalização da cultura e das informações, enfatizando que os povos estão mais próximos do que nunca.

Porém, a tecnologia não alcança a todos na mesma medida.

Estando no entanto restrita a um número relativamente pequeno de pessoas (em termos de mundo).

Enquanto que em alguns países desenvolvidos, a tecnologia é praticamente universal, nos países subdesenvolvidos isso ainda não é uma realidade.

Desafios na sociedade da informação

Por ser tão importante, a informação deve ser vista como um bem social.

Anualmente, são produzidos cerca de 1,5 gigabytes de informações e existem mais dois bilhões de sites disponíveis.

Esse excesso informacional e a velocidade com que são gerados exigem do cidadão competências para sua produção e comunicação.

Em outras palavras, tanta informação exige de nós que saibamos interpretá-las.

Referências

Geografia para o ensino médio – João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene

O conhecimento e as tecnologias na sociedade da informação – Alzira K. Araújo da Silva, Anna E. G. C. Correia, Izabel França de Lima

Luana Bernardes
Prof. Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Teste seu conhecimento

01. [UEMA]: A letra da música de Gilberto Gil trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital, do ponto de vista socioeconômico.

Pela Internet

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

[…]

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar

GILBERTO GIL. Disco Quanta. Warner Music, 1997 (adaptado).

A relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:

a) A digital desencadeia a socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.

b) A socioeconômica desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.

c) A socioeconômica desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação e à inclusão.

d) A digital desencadeia a socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.

e) A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.

02. [PUC]: “Há muito tempo, o rádio, a televisão e outros meios de comunicação têm levado informações simultâneas a lugares remotos. Mas, por esses meios, somos apenas ouvintes ou telespectadores. A possibilidade de selecionar as informações, no momento e no local desejado, só foi viabilizada com a internet. A integração por meio das redes de informação dá uma nova dimensão ao espaço e cria uma nova forma de agir sobre ele”.

LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. 2ª ed. Editora Saraiva, 2014. p.13 (adaptado).

A integração das redes de informação e do espaço virtual ao espaço geográfico corrobora para o conceito de:

a) unidade tecnológica

b) ciberespaço

c) espacialidade digital

d) sociointeratividade

e) tecnosfera

01. [UEMA]

Resposta: E

A exclusão socioeconômica é a principal responsável pela exclusão digital, pois tanto os países subdesenvolvidos apresentam menores avanços na tecnologia da informação quanto a população pobre possui menos recursos financeiros e estruturais para adquirir o acesso à rede digital.

 

02. [PUC]

Resposta: B

A integração do espaço geográfico e da ação humana no contexto do espaço virtual atua na formação de ciberespaço, que carrega consigo a comunicação e interação entre pessoas e diferentes lugares sem a necessidade de se deslocar fisicamente.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO