Países subdesenvolvidos

Os países subdesenvolvidos se caracterizam pela grande dependência econômico-financeira e dependência tecnológica dos países desenvolvidos.

Após tantans discussões, o que significa ser um país subdesenvolvido? “Subdesenvolvimento” trata-se de uma expressão que surgiu depois da segunda Guerra mundial, com a intensão de caracterizar os países com IDH baixo, que tem sua analise a partir dos principais indicadores socioeconômicos abaixo:

  • PIB – Produto Interno Bruto
  • PNB – Produto Nacional Bruto
  • Taxa de Natalidade
  • Taxa de Mortalidade Infantil
  • Taxa de analfabetismo
  • Expectativa de Vida
  • Renda per capita

Os países subdesenvolvidos também são conhecidos como países de 3º mundo ou países emergentes.

Imagem: Reprodução

A evolução do sistema capitalista trouxe também as diferenças econômicas entre os países, diferenças que podemos enxergar nos dias de hoje. A Origem do subdesenvolvimento está relacionada diretamente aos extensos períodos de dominação econômica e política, além das relações encontradas entre colônias e metrópoles.

Características dos países subdesenvolvidos

Entre os países subdesenvolvidos encontramos muitas diversidades, mesmo com essas diversidades, as características abaixo são normais em sua maioria, como os indicadores socioeconômicos baixos:

    • Elevadas desigualdades sociais – resultantes de uma concentração de capital e má distribuição de renda.
    • Balança comercial desfavorável – nos países desenvolvidos o numero de exportações são mais baixas que as de importações, onde a economia está relacionada aos produtos primários.
    • Dependência financeira e tecnológica – As transnacionais e o capital especulativo dominam o mercado.
    • Dívida externa – A renda que poderia ser utilizada em pró a população local é comprometida, pois vai direto para o FMI e empresas de países desenvolvidos em forma de pagamento.

Os países subdesenvolvidos são os integrantes da periferia do sistema capitalista de hoje, se caracterizam pela grande dependência econômico-financeira e dependência tecnológica dos países desenvolvidos.

Possuem desigualdades sociais internas com pobreza em graus distintos, miséria e exclusão social, em alguns países pode ser de maneira total ou na maioria de sua população. Além desses problemas se destacam os problemas políticos, como populismo e autoritarismo.

Imagem: Reprodução

Lista de países subdesenvolvidos

África:
Angola
Benim
Burkina Faso
Burundi
Chade
Comores
Djibouti
Eritreia
Etiópia
Gâmbia
Guiné
Guiné-Bissau
Lesoto
Libéria
Madagáscar
Malawi
Mali
Mauritânia
Moçambique
Níger
República Centro-Africana
República Democrática do Congo
Ruanda
São Tomé e Príncipe
Senegal Senegal
Serra Leoa
Somália
Sudão
Sudão do Sul
Togo
Tanzânia
Uganda
Zâmbia

América :
Haiti

Ásia:
Afeganistão
Bangladesh
Butão
Camboja
Timor-Leste
Laos
Myanmar
Nepal
Iémen

Oceania:
Kiribati
Ilhas Salomão
Tuvalu
Vanuatu

Como se vive nos países subdesenvolvidos

Nessas nações, onde ocorreu grande colonização de exploração, existem até hoje uma forte dependência econômica para com os países mais ricos do planeta e uma grande concentração de riqueza que provoca terríveis desigualdades sociais.

Nos países subdesenvolvidos há uma massa enorme de pessoas desprovidas de recursos básicos para a sobrevivência. Nesses países, ocorrem elevados índices de mortalidade infantil, baixos índices de escolaridade, falta de moradia, fome e problemas de saúde.

A baixa escolaridade nos países subdesenvolvidos é causada pela precariedade das estruturas de ensino e também pelo ingresso prematuro das crianças no mundo do trabalho, contrariando os objetivos da ONU/UNICEF para as crianças.

Imagem: Reprodução

A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que os países gastem 6% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação; contudo, a média de investimentos no ensino é geralmente menor.

Em muitas cidades nesses países subdesenvolvidos, os moradores de favelas constituem mais de 50% da população; nesses locais há pouco ou nenhum acesso à água encanada, saneamento básico, a energia, etc.

A falta total ou parcial de alimentos é uma realidade e atinge uma enorme parcela da população na qual as pessoas podem chegar a ficar dias sem alimento.

Referências

Geografia geral e do Brasil – João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene

O avanço das desigualdades nos países desenvolvidos: lições para o Brasil – Dieese

Capital financeiro e desigualdade – Luiz Gonzaga Bellluzo

Luana Bernardes
Prof. Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Teste seu conhecimento

01. [FUVEST]: A respeito das características da dependência econômica que atinge os países no nível de subdesenvolvimento, julgue as proposições abaixo:

I) A dependência econômica encontra-se no fato de que, historicamente, as nações mais pobres vivem da exportação de produtos primários, que, via de regra, possuem menor valor agregado que os produtos industrializados.

II) A dependência econômica dos países subdesenvolvidos em relação aos que estão no topo do nível de desenvolvimento se dá essencialmente por fatores pontuais e internos. A história da construção da economia dos países subdesenvolvidos possui um peso insignificante. São nações que devem resolver seus problemas internos e, assim, estarão plenamente prontas para alcançar um nível econômico de dominação.

III) O principal problema que envolve os países subdesenvolvidos é de ordem econômica, em que se observa uma elevada dependência desses para com outras nações, sobretudo aquelas consideradas desenvolvidas.

IV) Nesse quadro de dependência econômica estão problemas relacionados com a concentração fundiária, que direciona os ganhos das exportações para os grandes latifundiários, propiciando a elevação da concentração de renda.

V) A dependência expressa-se pela elevada dívida externa existente nos países periféricos. Em geral, parte das receitas adquiridas por esses países destina-se ao pagamento de dívidas para instituições financeiras – como o FMI e o Banco Mundial –, o que atrapalha na hora do uso da verba pública para investimentos sociais.

Estão corretas as alternativas:

a) I, II, III e V.

b) II, IV e V.

c) I, II, III e V.

d) I, III, IV e V.

e) II, III, IV e V.

 

02. [UFSCAR]: Uma das características mais expressivas e preocupantes do subdesenvolvimento são os chamados problemas sociais, que resultam de processos históricos e da dependência em relação aos países que detêm o domínio econômico. A respeito dessa característica, avalie as questões abaixo:

I) Há cada vez mais capital sendo acumulado por cada vez menos pessoas, tanto em termos de finanças quanto em termos de posses urbanas e rurais. Tal fator é um agravo às condições de miséria, fome e baixa capacidade produtiva de uma dada região ou território.

II) Outro fator que agrava os problemas sociais é a grande disparidade econômica atualmente existente. Os países subdesenvolvidos, por questões principalmente políticas, não promovem uma distribuição de renda em suas economias internas.

III) Os países subdesenvolvidos passaram por processos de industrialização e urbanização tardios, ou seja, ocorreram apenas recentemente e fazem com que os países pobres sofram com problemas urbanos que os países desenvolvidos tiverem de enfrentar nos séculos XVIII, XIX e XX.

IV) Os problemas sociais nos países subdesenvolvidos são integralmente resultados de políticas públicas ineficientes e da má gestão dos recursos financeiros por parte dos representantes da sociedade no Legislativo e Executivo.

V) Os problemas relacionados com a industrialização e urbanização tardias nos países subdesenvolvidos são amenizados pela grande capacidade financeira que esses países possuem para emancipar suas realidades.

Estão corretas as alternativas:

a) I, II e V.

b) II, IV e V.

c) I, II e III.

d) I, IV e V.

e) I, III, IV e V.

01. [FUVEST]

Resposta: D

Os países subdesenvolvidos geralmente possuem um passado de exploração econômica, já que muitos deles foram colônias exploradas pelas atuais nações dominantes. Além disso, a dependência econômica encontra-se no fato de que, historicamente, as nações mais pobres vivem da exportação de produtos primários, que, via de regra, possuem menor valor agregado que os produtos industrializados.

 

02. [UFSCAR]

Resposta: C

Os problemas sociais nos países subdesenvolvidos podem ser, em parte,resultado de políticas públicas ineficientes e má gestão dos recursos financeiros por parte dos representantes da sociedade no Legislativo e Executivo. Os problemas relacionados com a industrialização e urbanização tardias nos países subdesenvolvidos são agravados pela reduzida capacidade financeira que esses países possuem para emancipar suas realidades.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO