Hidrosfera

A Hidrosfera corresponde a toda água existente no planeta, podendo estar em forma líquida, vapor ou gelo.

Para facilitar os estudo, o planeta está divido em: Hidrosfera (toda água presente na Terra), Atmosfera (ar), Litosfera (solos, rochas, sedimentos no fundo dos rios, lagos e oceanos) e Biosfera (o conjunto dos seres vivos).

Apesar da divisão, todos os compartimentos são interligados havendo um grande fluxo de energia e matéria entre eles, formando assim o ecossistema chamado “Terra”.

Hidrosfera

Dentro da Hidrosfera, a água pode estar na forma líquida, de vapor e de gelo.

A água é considerada salgada quando tem mais de 30 g de sais por litro e é considerada doce quando tem menos de 0,5 g de sais por litro. O termo “água salobra” é utilizado no caso de a quantidade de sais estar no intervalo entre os dois casos.

Assim, o termo “água doce” refere-se à água contendo pequenas quantidades de sais, pois na natureza, até a mais pura das águas tem sais dissolvidos naturalmente.

Se toda água do planeta fosse equivalente àquela contida em 1 galão de 20 litros, então teríamos aproximadamente 19,45 litros de água salgada (mais de 97%) e apenas uma jarra de 550 mL de água doce (menos de 3%).

hidrosfera
Imagem: Reprodução

Ainda assim, nessa jarra, teríamos 400 mL de água na forma de gelo e apenas 150 mL (menos de 1 % do total) na forma de água disponível para o consumo humano.

A água doce é distribuída em rios e lagos (águas de superfície), em aquíferos subterrâneos, na atmosfera (na forma de vapor), no solo e no corpo dos seres vivos.

A água subterrânea é um importante reservatório de água doce (0,68%).

Distribuição e uso da água no Brasil

No Brasil, somos privilegiados pela abundância de água doce, pois temos 12% de toda água do planeta.

Porém, 80% de toda água superficial do Brasil (lagos e rios) estão na região norte do país, justamente onde temos apenas 5% da população.

Isso significa que o restante da população tem de ser abastecida com os demais 20% de água.

Cerca de 70% do consumo de água no Brasil se dá pelas práticas de irrigação na agricultura, cerca de 22% pela indústria e 8% pelo consumo humano direto.

O desperdício de água também é um grave problema a ser solucionado. Há desperdícios na agricultura, que utiliza práticas de irrigação obsoletas; na indústria, que não reutiliza a água com eficiência; e na própria população.

Além disso, há grande perda de água – devido a vazamentos – durante seu transporte da estação de tratamento até as residências.

No Brasil há um grande número de cidades com 50% de perda, isto é, a cada 100 litros de água tratada que é distribuída, perde-se 50 litros por vazamentos nos canos e por fraudes (falhas nos hidrômetros, ligações clandestinas etc).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada indivíduo precisa de 150 litros diários de água para viver bem.

A quantidade mínima seria de 50 litros. Porém, em muitos países africanos, o volume de água disponível por habitante chega a ser bem menor.

Referências

Hidrosfera – Maria Lucia A. Moura Campos, Daniela Gonçalves de Abreu

Luana Bernardes
Prof. Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Teste seu conhecimento

01. [PUC]:

O ciclo hidrológico é a circulação contínua da água entre a terra, o mar e a atmosfera. Nesse ciclo, inclui-se a água potável, essencial à vida. Entre os condicionantes e as interferências da existência de água potável no planeta, é incorreto afirmar que:

a) A água potável é cada vez mais escassa no globo, em razão do uso crescente para irrigação, atividade industrial e abastecimento urbano;

b) As águas subterrâneas constituem os lençóis que alimentam os cursos d’água, impedindo o escoamento superficial;

c) A contaminação da água por substâncias tóxicas, como resíduos industriais ou agrotóxicos, agrava o quadro de escassez de água continental na superfície;

d) A emissão de resíduos poluentes é prejudicial à capacidade de regeneração da água, interferindo no controle de qualidade ambiental.

02. [ENEM]:

O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa-se em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.

Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.

II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.

III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.

IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.

V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

a) somente a afirmativa III está correta.

b) somente as afirmativas III e IV estão corretas

c) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

d) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

e) todas as afirmativas estão corretas.

01. [PUC]

Resposta: B

a) Correta – a água em sua forma própria para consumo está cada vez mais indisponível em virtude do seu mau uso e conservação.

b) Incorreta – a dinâmica das águas subterrâneas não impede o escoamento superficial, haja vista que nem toda a água que está na superfície infiltra totalmente no solo.

c) Correta – a poluição hídrica é um dos principais fatores para a escassez de água, pois torna os recursos hídricos próprios para consumo como inutilizáveis.

d) Correta – a disseminação de elementos tóxicos prejudica a qualidade das águas, o que resulta em graves consequências ambientais.

02. [ENEM]

Resposta: D

Apenas a afirmativa I está incorreta. O aquecimento dos continentes é o mesmo dos oceanos, mas nestes há maiores taxas de evaporação, em razão do maior volume de água.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO