Antártida

O continente antártico é o mais frio, seco, alto, ventoso, remoto, desconhecido e também o mais preservado de todos os continentes.

O continente da Antártida é o mais frio, mais seco, mais alto, mais ventoso, mais remoto, mais desconhecido e o mais preservado de todos os continentes.

A Antártida possui 14 bilhões de quilômetros quadrados. Seu entorno é irregular, com litoral bastante recortado banhado pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

Esse continente é frio devido a sua posição na Terra, pois, os pólos recebem pouca radiação, o que faz com que a Antártica tenha longos invernos de completa escuridão e verões claros o tempo todo.

O que se absorve de radiação nos seis meses de verão não é suficiente para suprir o que se perdeu nos seis meses de inverno.

A maior parte da luz é refletida (85%) e pouco calor é absorvido, por causa do gelo, que só não cobre 2% do território, no verão. Além de fatores como isolamento pelas massas d’água e altitude.

Localização do continente antártico

A Antártida está localizada no extremo sul da Terra e é o continente mais frio do planeta. No verão, a temperatura média é de 0º C, já no inverno, a temperatura pode cair -40ºC.

Ainda no inverno, por conta do acréscimo de uma grande área de banquisa (água gelada do mar), o continente chega a dobrar de tamanho.

Contudo, pode-se dizer que a climatologia antártica é muito dinâmica.

Por um lado, na faixa do litoral e oceano Circumpolar Antártico, agem os ciclones extratropicais e ciclones extratropicais polares.

Enquanto que na área continental imperam, em média, escoamentos catabáticos (vendos de alta densidade) originados do interior para o litoral.

antártida
Imagem: Reprodução

O relevo da Antártida é montanhoso e coberto por uma camada de gelo que pode atingir 4 km de espessura.

Rajadas de vento gelado fazem icebergs se deslocarem perigosamente, dificultando ou inviabilizando a navegação.

O rigoroso clima polar só permite o desenvolvimento da tundra, que, mesmo assim, é escassa no continente.

Em razão das condições naturais extremas, a ocupação humana torna-se praticamente inviável.

O descobrimento da Antártida

Embora haja muita controvérsia sobre os descobridores da Antártida, levando-se em conta todos os documentos registrados da época, podemos atribuir com muito mais certeza o encontro das terras antárticas ao comandante
Thaddeus Bellingshausen, chefe de duas expedições antárticas russas iniciadas na data de 1819.

Imagem: Legenda

O comandante Belligshausen, seguindo pelas recém descobertas ilhas Shetland do Sul, encontrou a península Antártica.

Entretanto, isto só ocorreu depois de diversas tentativas de ultrapassar as barreiras de gelo que cercavam sua esquadrilha constantemente.

A preservação da Antártida

Desse modo, no continente só existem estações de pesquisa de 26 países, que dividem o território de acordo com o Tratado Antártico, estabelecido em 1959, pelo qual nenhum recurso natural da Antártida pode ser explorado pelo menos até 2050, quando os termos do acordo serão revistos.

O continente concentra 90% das reservas de água doce do planeta sob a forma de geleiras e iceberg, além de reservas de cobre, urânio e carvão.

A única atividade econômica permitida é a pescam com destaque para o krill, uma espécie de de camarão muito rica em proteínas.

Cientistas de todo o mundo temem que as mudanças climáticas do planeta tenham consequências desastrosas para a Antártida e para toda a humanidade.

Pesquisas demonstram que o derretimento do gelo das calotas polares pode levar elevar em 60 metros o nível das águas dos oceanos.

Isso seria suficiente para cobrir muitas ilhas da Oceania e cidades situadas no litoral de vários países, inclusive do Brasil.

Referências

Geografia Geral – Equipe Rideel

Coleção Explorando o Ensino: Antártida – Ministério da Educação

Antártida:  A Geografia do Continente Gelado e as Operações Brasileiras – USP

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Antártida. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/antartida. Acesso em: 12 de July de 2020.

Teste seu conhecimento

01. [UDESC]:

No dia 16 de abril de 2017, o Jornal Folha de São Paulo notificou a reconstrução da base brasileira na Antártica. O projeto tem como principal objetivo abrigar cientistas e fortalecer o país quanto ao Tratado Antártico.

Com relação ao Continente gelado, analise as proposições.

I. Pelo “Tratado da Antártica” (1961), os países abrem mão da soberania sobre determinadas regiões do Continente e fica acordado que a Antártica será usada somente para pesquisa científica, com cooperação entre os países.
II. Durante todo o ano, cerca de 50% do território permanece congelado. E, no inverno, a extensão deste território chega a aumentar até 1mil km por causa do gelo.
III. Embora possua mais de 2/3 da água doce do planeta, é um dos locais mais secos do mundo, pois grande parte dessa água está congelada.
IV. Este Continente é cercado pelo Oceano Glacial Ártico e se localiza no Polo Sul do planeta.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

 

02. [PUC]:

A ocupação das áreas polares é difícil não apenas por causa das condições climáticas extremas, mas, principalmente, em razão da ausência de recursos vindos da agricultura – impraticável em um clima tão hostil. Entretanto, existem áreas ocupadas e cidades no clima polar. Sobre os aspectos humanos, as afirmativas abaixo estão corretas, exceto:

a) Novas cidades e aglomerações humanas surgiram por causa da descoberta de minerais.

b) Na Groenlândia, norte do Canadá e do Alasca, vivem os esquimós. Durante o inverno, eles vivem em iglus. Sua alimentação é derivada de peixes, focas, morsas e ursos-polares.

c) As atividades humanas nas regiões de clima polar estão presentes igualmente em toda a sua extensão, desde a costa até o extremo norte dos polos.

d) Na atualidade, os esquimós utilizam armas de fogo em vez dos tradicionais arpões para caçar animais.

e) A população tem crescido nas últimas décadas, e a região do Ártico tem experimentado crescente desenvolvimento econômico.

01. [UDESC]

Resposta: C

Segundo o “Tratado da Antártica”fica acordado que a Antártica será usada somente para pesquisa científica, com cooperação entre os países e embora a Antártid possua mais de 2/3 da água doce do planeta, é um dos locais mais secos do mundo, pois grande parte dessa água está congelada.

02. [PUC]

Resposta: C

As atividades humanas nas regiões de clima polar estão essencialmente limitadas à costa e às regiões de menores latitudes.

Compartilhe

TOPO