Coração Humano

O coração humano é um órgão muscular oco, sendo o principal coordenador do sistema circulatório do corpo.

O coração humano é um órgão muscular, oco e o principal representante do sistema circulatório do corpo. Ele mede cerca de 12 centímetros de comprimento por 9 centímetros de largura e pesa na faixa dos 250 a 350 gramas em adultos.

Localizado na região central da caixa torácica, o coração humano tem sutil inclinação para a esquerda. O coração encontra-se entre os pulmões e logo atrás ao esôfago e a artéria aorta.

Com dois terços de seu volume mais à esquerda, muito se crê que o coração fique no lado esquerdo do peito. Entretanto, em uma linha imaginária que divide o corpo pela metade é possível constatar a centralização do órgão. A esta posição, dá-se o nome de levocárdica.

O coração humano é um órgão muscular de característica auto-excitável e contrátil. Apresenta movimentos ritmados por meio de contrações (sístoles) e distensões (diástoles).

Estas movimentações por meio de ritmos são as responsáveis pelo bombeamento de sangue coordenado pelo sistema circulatório.

Nos seres humanos, o coração é denominado como tetracavitário. Isso se deve ao fato de ele apresentar quatro cavidades em sua composição, sendo: duas superiores, os átrios, e duas inferiores, os ventrículos.

coração humano desenho
(Imagem: Reprodução)

Anatomia do coração humano

Como mencionado anteriormente, o coração humano apresenta quatro diferentes cavidades, sendo tetracavitário. Dessa forma, ele se divide internamente em quatro diferentes cavidades:

  • Átrios: duas cavidades superiores responsáveis por recebimento do sangue que chega até o coração;
  • Ventrículos: duas cavidades inferiores responsáveis pelo bombeamento e saída do sangue que, outrora, chegou por meio dos átrios;

Dessa forma, átrios e ventrículos terão uma função conjunta imprescindível para o funcionamento do sistema circulatório. Enquanto um recebe o sangue (átrios), o outro trata de logo reenviá-lo para o restante do corpo (ventrículos).

Há uma comunicação direta entre os átrios e ventrículos. Enquanto o átrio direito comunica-se com o ventrículo direito, o átrio esquerdo estabelece comunicação com o ventrículo esquerdo.

Os átrios e ventrículos possuirão algumas válvulas reguladoras do fluxo de sangue, que impedem que haja refluxo. Estas denominam-se válvulas atrioventricular direita e atrioventricular esquerda.

Funções do coração humano

A função principal do coração humano é o de bombeamento constante de sangue para or restante do corpo humano.

Para estabelecer sua função, ele funciona como uma bomba dupla. Enquanto seu lado esquerdo bombeia sangue oxigenado para diferentes partes do corpo, o direito bombeia sangue venoso para o pulmão.

Dessa maneira, o sangue arterial alcança os órgãos primordiais, enquanto o pulmão é abastecido com sangue venoso.

Estrutura do coração

O tecido do coração humano é formado por três diferentes túnicas, sendo: pericárido, miocárdio e endocárdio.

Pericárdio

O pericárdio é a membrana que envolve o coração na parte mais externa. Formada por duas membranas diferentes, estas seriam:

  • Pericárdio parietal: camada mais externa formada por feixes de colágeno;
  • Pericárdio visceral: camadas mais interna formada de membrana serosa;

Sua função é proteger o coração e auxiliá-lo a manter a posição devida na caixa torácica.

Miocárdio

Camada média e espessa do coração humano. Formado de tecido muscular estriado e com função estritamente fundamental: coordenar as contrações do coração.

Endocárdio

A membrana mais fina e lisa do coração, a qual reveste internamente as cavidades do coração humano. Formada por células endoteliais (a qual dá o nome), estas, achatadas, dispõe-se em única camada de tecido.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Prof. Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Teste seu conhecimento

01. [FAAP] Em relação à circulação humana, é incorreto afirmar:

a) Todo vaso que sai do coração é artéria.

b) Todo vaso que chega ao coração é veia.

c) Todo sangue que chega ao coração é sangue venoso.

d) O sangue rico em oxigênio é o arterial.

e) O sangue venoso passa do átrio direito para o ventrículo direito,

 

02. [PUC] A função do nódulo sinoatrial no coração humano é:

a) regular a circulação coronariana.

b) controlar a abertura e o fechamento da válvula tricúspide.

c) funcionar como marca-passo, controlando a ritmicidade cardíaca.

d) controlar a abertura e o fechamento da válvula mitral.

e) controlar a pressão diastólica da aorta.

01. [C]

02. [C]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO