Tritongo

O tritongo é a sequência de semivogal + vogal + semivogal, constituindo uma só sílaba.

A Fonética é um dos ramos da Linguística, sendo responsável por estudar os sons da fala. Uma das questões abordadas no estudo da gramática padrão da língua portuguesa é o encontro vocálico.

Publicidade

Os encontros vocálicos são agrupamentos de vogais e semivogais, sem consoantes intermediárias, e podem ser classificadas em três tipos: o ditongo, o tritongo e o hiato. Neste artigo, trabalharemos o tritongo.

Classificação dos fonemas

Antes de abordarmos o encontro vocálico denominado tritongo, vamos relembrar quais são os fonemas da língua portuguesa. Eles classificam-se em vogais, semivogais e consoantes.

“Na língua portuguesa, a vogal é o elemento básico, suficiente e indispensável para a formação da sílaba. As consoantes e as semivogais são fonemas dependentes: só podem formar sílaba com o auxílio das vogais.” (CEGALLA, 2008, p. 24)

Vogais

De acordo com o gramático Domingos Paschoal Cegalla, as vogais são fonemas sonoros, ou sons laríngeos, que, ao passar pela boca entreaberta, chegam livremente ao exterior, sem produzir ruído.
São elas: a, é, ê, i, ó, ô, u.

Semivogais

Segundo Cegalla, as semivogais são os fonemas /i/ e /u/ átonos que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba.
Exemplos: vai, andei, ouro, água.

Consoantes

Ainda de acordo com o gramático Cegalla, as consoantes são ruídos originários da resistência que os órgãos bucais opõem à corrente de ar.
Exemplos: bola, copo, depósito.

Publicidade

O tritongo

Denomina-se tritongo o conjunto semivogal + vogal + semivogal, constituindo uma só sílaba. Pode ser oral ou nasal.

Tritongo oral

Iguais, averiguei, averiguou, delinquiu, sequoia, Uruguai, Paraguai

Tritongo nasal

Quão, saguão, saguões, mínguam (mínguão), deságuam

Publicidade

Observações:

1) Nos tritongos nasais uam, uem, não há o registro gráfico da segunda semivogal.
2) Em palavras como uruguaio, Uruguaiana, sequoia etc., há o conjunto vocálico tritongo + ditongo. Observe: Uruguai-io, Uruguai-iana, sequoi-ia.

Referências

CEGALLA, Domingos P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48. ed. rev. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

Débora Silva
Por Débora Silva

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.

Como referenciar este conteúdo

Silva, Débora. Tritongo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/tritongo. Acesso em: 20 de April de 2024.

Compartilhe

TOPO