Predicativo do objeto

A língua portuguesa conta com algumas particularidades que ajudam no entendimento e na expressão dos indivíduos, e uma delas é o predicativo, que pode ser de objeto ou de sujeito.

Recebe o nome de predicativo o termo usado em uma oração para conferir ao sujeito ou ao objeto uma determinada qualidade ou característica. Os predicativos podem ser de dois tipos: predicativo do sujeito ou predicativo do objeto. Predicativo do sujeito é o termo usado para caracterizar o sujeito da oração, como no exemplo a seguir: “Ela entrou em casa apressada”. Nesse caso, apressada é o predicativo do sujeito. Predicativo do objeto, por sua vez, é o termo usado para caracterizar o objeto direto da oração, como no exemplo a seguir: “Ela viu um homem apressado”. Homem é o objeto direto, e apressado o predicativo do objeto.

Publicidade

Quando um verbo de ligação, ou seja, um verbo significativo, sem que haja um significado específico, está presente na oração, é necessário que haja um complemento especial que atribua o principal significado do predicado, que é o predicativo. Alguns desses verbos são: parecer, continuar, tornar-se, ficar, estar, ser, entre outros. Os predicativos, portanto, assumem o papel de núcleo do predicado.

Predicativo do objeto

Neste artigo, entretanto, vamos falar mais especificamente sobre o predicativo do objeto. Trata-se, como mencionamos anteriormente, de um termo presente na oração que tem como função complementar e caracterizar o objeto, fazendo com que apresente uma determinada qualidade. Apesar de ser mais comum em objeto direto, pode ser encontrado, mais raramente, em objeto indireto.

O predicativo do objeto pode ser um adjetivo ou uma locução adjetiva, como na frase “Ele a viu sorridente”. Confira mais um exemplo: “Todos acusaram-no de desmotivado”; ou pode ser um substantivo: “A direção elegeu-o presidente”, “Todos chamam-lhe mãe”.

Além disso, pode ser aplicado ao objeto direto, como na frase “Nós consideramos esta funcionária dispensável” e em “Ontem vi minha vizinha muito preocupada”; ou em objeto indireto, como é o caso de “Eu chamei-lhe de falsa” e “Os alunos chamaram-lhe incompetente”.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Predicativo do objeto. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/predicativo-do-objeto. Acesso em: 20 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. Analisando as orações que seguem, procure indicar a função sintática dos termos destacados, tendo como subsídio a noção relacionada a predicativo do sujeito e a predicativo do objeto:

a) Sempre  a considerei uma excelente amiga.
b) Os convidados aparentavam eufóricos com a demora da apresentação.
c) Os convidados caminhavam maravilhados pelo rol de entrada do salão.
d) Ela certamente será uma boa esposa.
e) Todos o julgaram inocente.
f) Julgaram incorreta a atitude dela.

 

02. [Fac. Luzwell] “O professor atravessou o pátio apressado”.

a) Neste período há um predicado verbo-nominal com predicativo do objeto.
b) “atravessou o pátio apressado” = predicado verbal
c) “o pátio” = núcleo do predicado.
d)  apressado = predicativo do sujeito
e) N. D. A.

01. [a)Predicativo do objeto

b)Predicativo do sujeito

c)Predicativo do sujeito

d) Predicativo do sujeito

e) Predicativo do objeto

f) Predicativo do objeto]

02. [D]

Compartilhe

TOPO