Orações reduzidas

Na língua portuguesa, encontramos as orações reduzidas, que contam com verbo em uma das formas nominais.

Chamamos de orações reduzidas aquelas que contam com um verbo em uma das formas nominais, que são gerúndio, particípio e infinitivo. Normalmente, em orações assim, o tempo verbal é representado por uma locução verbal em que o verbo apresenta-se em uma de suas formas nominais. As orações subordinadas reduzidas, ao contrário das demais, não são ligadas por um conectivo, o que faz com que recebam esse nome. Na frase “Não convém que fale assim” é a oração subordinada substantiva subjetiva, enquanto “Não convém falar assim” é a oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo. É importante frisar, entretanto, que nem todas as orações desenvolvidas podem ser transformadas em orações reduzidas.

Publicidade

Como identificar orações reduzidas?

As orações reduzidas apresentam as mesmas características sintáticas das orações subordinadas desenvolvidas e, para cada oração reduzida, encontra-se uma desenvolvida correspondente. Se quisermos identificar os tipos de orações reduzidas, podemos desenvolvê-la. As orações reduzidas, como mencionamos anteriormente, não são ligadas através de conectivos, e são caracterizadas por possuírem verbo nas formas de gerúndio, particípio ou infinitivo.

Quando vamos desenvolver uma oração, devemos substituir a forma nominal do verbo por um tempo do indicativo ou do subjuntivo, iniciando-se a oração com um conectivo adequado, mudando somente a forma, mas não o sentido da frase. Por exemplo:

“Ao terminar a prova, todo candidato deve aguardar”

A forma desenvolvida dessa frase, seria: “Quando terminar a prova, todo candidato deve aguardar”.

Tipos de orações reduzidas

As orações reduzidas podem ser de três tipos, que serão explicadas a seguir.

Orações reduzidas de infinitivo

As orações reduzidas de infinitivo podem ser substantiva, e dentro dessa caracterização podem ser subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, predicativas, completivas nominais e apositivas; adjetivas, que podem ser restritivas ou explicativas; e adverbiais, que podem ser causais, temporais, finais, concessivas, condicionais ou consecutivas.

Publicidade

Podem ainda ser reduzidas de gerúndio, divididas em adjetivas e adverbiais. As adjetivas dividem-se em restritiva e explicativas, e as adverbiais podem ser causais, temporais, concessivas ou condicionais. Por fim, as reduzidas de particípio, que podem dividir-se em adjetivas e adverbiais. As adjetivas podem ser restritivas ou explicativas, e as adverbiais podem ser causais, temporais, concessivas e condicionais.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Orações reduzidas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/oracoes-reduzidas. Acesso em: 25 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [Santa Cecília] Todas as orações destacadas nos itens abaixo são subordinadas reduzidas. Assinale o item cuja oração destacada se classifica como subordinada reduzida de particípio adverbial condicional:

a) “Feita a partilha, o Leão tomou a palavra”.
b) “Armado com tais provas, até que eu o enfrentaria.”
c) “A tropa, acampada às margens do Iguaçu, foi surpreendida”.
d) “Ernestina estava certa de ser sua amiga.”
e) “Transposto o rio, seguimos viagem”.

 

02. [SSP-SP] “Havendo muito empenho no trabalho, haverá mais qualidade no trabalho”.

Com referência à oração destacada no período, é correto afirmar que ela é:

a)oração coordenada assindética.
b) oração subordinada adverbial condicional reduzida de gerúndio.
c) oração subordinada adverbial consecutiva reduzida de gerúndio.
d) oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de gerúndio.

01. [B]

02. [B]

Compartilhe

TOPO