Rio Jordão

O Rio Jordão é um dos mais importantes rios do Oriente Médio, sendo ainda de extrema importância para diversas religiões.

Sendo considerado um dos mais importantes Rios do Oriente Médio, o Rio Jordão faz fronteira com Israel e com a Jordânia, estando localizado na Palestina, mas também passa por parte da Síria. Trata-se de um dos locais mais antigos do mundo e, portanto, tem grande importância para a história, já que foi onde encontrou-se os mais antigos vestígios de ocupação humana. Outro importante papel histórico desempenhado por esse rio, refere-se à algumas religiões.

Publicidade

Do hebraico, Jordão significa “aquele que desce” ou ainda “lugar onde se desce”. Suas margens são aproveitadas nas regiões por onde passa, para a agricultura. Com extensão de quase 200 km, o rio tem um ponto em que sua largura chega a 30 metros, e sua profundidade mínima é de 1 metro, e a máxima de 30 metros. O nível de salinidade do Rio Jordão é baixo, mas aumenta na medida em que a distância entre o rio e o mar da Galileia, assim como do mar morto, diminui. Sua trajetória, em grande parte, está abaixo do nível do mar, e o Rio Jordão nasce ao sul da Síria, no Monte Hermão, atravessando o lago Hulé e desaguando no mar morto. Os principais afluentes são o Rio Banias, Rio Dan e Rio Hasbani. O rio, assim como vários outros ao redor do mundo, vem sofrendo diretamente com ações humanas, recebendo um grande aumento no nível de poluição, além da diminuição de seu volume original.

Imagem: Reprodução

Rio Jordão e a Bíblia

Considerado sagrado até os dias de hoje, o Rio Jordão possui uma história bastante mística e sagrada, sendo, inclusive, citado diversas vezes no decorrer da bíblia. Foi no Rio Jordão que, segundo a Bíblia, Jesus foi batizado, e também onde houve a cura de um leproso e a manifestação da santíssima trindade. Diante disso, diversos batizados são, até os dias de hoje, realizados neste rio. Abaixo, confira algumas das passagens da Bíblia onde o Rio Jordão aparece.

“Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.” (Mateus 3:5,6)
“Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.” (Mateus 3:13)
“Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.” (2 Reis 5:10)
“Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.” (2 Reis 5:14)

Referências

Estudo da autodepuração do Rio Jordão – Marcio Ricardo Salla, Carlos Eugênio Pereira, Aline Martins Pinheiro, Liliane Magnavaca de Paula, José Eduardo Alamy Filho

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Rio Jordão. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/rio-jordao. Acesso em: 19 de April de 2024.

Compartilhe

TOPO