Energia solar

Conheça as vantagens e desvantagens da energia obtida a partir da luz e do calor do Sol.

O termo energia solar refere-se à energia obtida a partir da luz e do calor do Sol, sendo utilizada por meio de diversas tecnologias, tais como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica e outras.

Publicidade

Trata-se de uma fonte energética renovável e limpa, uma vez que não emite poluentes e, por este motivo, é considerada uma boa opção na busca por alternativas que não agridam o meio ambiente.

A utilização da energia solar

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

A energia solar pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em uma grande variedade de usos. O aproveitamento da iluminação natural e do calor para aquecimento de ambientes é denominado aquecimento solar passivo. Nesse caso, há a penetração ou absorção da radiação solar nas construções, o que diminui as necessidades de iluminação e aquecimento.

Já o aproveitamento térmico para aquecer fluidos é realizado por meio da utilização de coletores ou concentradores solares. Os coletores solares são empregados nas residências e comércios para aquecer a água; enquanto os concentradores solares são usados em aplicações que exigem temperaturas mais altas, como a secagem de grãos e a produção de vapor.

Dentre os vários processos de aproveitamento da energia solar, atualmente os mais utilizados são o aquecimento de água e a geração fotovoltaica de energia elétrica.

Obtenção da energia solar

A obtenção da energia solar pode ocorrer de maneira direta ou indireta. Na forma direta, a obtenção se dá por meio de células fotovoltaicas, que usualmente são feitas de silício. Ao atingir as células, a luz do Sol é diretamente transformada em eletricidade. E como isso é possível? O fenômeno ocorre da seguinte maneira: os fótons (presentes na energia solar) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, gerando corrente elétrica.

A obtenção da energia solar na forma indireta é feita por meio da construção de usinas em áreas de grande insolação, onde são espalhadas centenas de coletores solares. Além das condições atmosféricas, a disponibilidade de radiação solar ainda depende de fatores como a latitude local, hora do dia e dia do ano. Assim sendo, para maior aproveitamento da radiação solar, é possível ajustar a posição do coletor ou painel solar de acordo com a latitude local e o período do ano. Por exemplo, no Hemisfério Sul, um sistema de captação solar fixo deve ser orientado para o Norte.

Publicidade

Vantagens e desvantagens

O aproveitamento da energia solar pode ser considerado uma boa solução para os problemas energéticos da sociedade atual, no entanto, embora seja uma fonte de energia renovável e limpa, também possui desvantagens.

Confira a seguir quais são as principais vantagens e desvantagens da energia obtida a partir da radiação solar:

Vantagens da energia solar

  • É considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois, ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração de energia elétrica a partir da radiação solar não emite dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono, gases poluentes que prejudicam a saúde e contribuem para o aquecimento global;
  • As centrais precisam de manutenção mínima;
  • É ideal para lugares remotos ou de difícil acesso, pois a sua instalação em pequena escala não requer enormes investimentos em linhas de transmissão;
  • Requer áreas menos extensas do que hidrelétricas;
  • Nos países tropicais, como é o caso do Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território.

Desvantagens da energia solar

  • Os custos financeiros para a obtenção de energia ainda são muitos elevados;
  • As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas aos combustíveis fósseis, por exemplo;
  • Os painéis solares apresentam um rendimento de apenas 25%, embora esse valor tenha aumentado ao longo dos anos.

Energia solar no Brasil

A tecnologia do aquecedor solar vem sendo empregada no Brasil desde a década de 60. Existem vários projetos para o aproveitamento da energia solar no país, especialmente por meio de sistemas fotovoltaicos de geração de eletricidade, a fim de atender comunidades isoladas da rede de energia elétrica.

Publicidade

É preciso ressaltar que o Brasil é um dos países com maior potencial do mundo no que se refere à geração de energia proveniente do Sol, já que possui um vasto território com grande incidência de raios solares.

Um dos principais projetos nacionais de aproveitamento da energia solar é para aquecimento de água, tecnologia que tem sido aplicada principalmente em residências, hotéis, hispitais, restaurantes industriais e outros. Um dos entraves à difusão dessa tecnologia é o custo de aquisição dos equipamentos, principalmente para residências de baixa renda.

No Brasil também existem pequenos projetos de geração fotovoltaica de energia elétrica, especialmente para suprir eletricidade em comunidades rurais e/ou isoladas das regiões Norte e Nordeste do país.

Referências

Energia solar. Disponível em: http://www2.aneel.gov.br/
Vantagens e desvantagens da energia solar. Disponível em: http://www.portal-energia.com/

Débora Silva
Por Débora Silva

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.

Como referenciar este conteúdo

Silva, Débora. Energia solar. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/energia-solar. Acesso em: 19 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [FGV/2006] “As usinas de energia solar responderão por 2,5% das necessidades globais de eletricidade até 2025 e 16% em 2040, diz o relatório da associação europeia do setor e do Greenpeace. Hoje, elas representam 0,05% da matriz energética. A taxa de expansão anual do setor tem sido de 35%.”

Jornal O Estado de S. Paulo, 07/09/2006

Assinale a alternativa que melhor explique esse enunciado:

a) Essa tendência de expansão explica-se pelo fato de o Sol representar fonte inesgotável de energia, cuja transformação em eletricidade exige um processo simples e de baixo custo, se comparado com a hidreletricidade.
b) A transformação de energia solar (de radiação) em elétrica difundiu-se muito no Brasil para uso doméstico, especialmente após a crise do apagão, em 2001.
c) O desenvolvimento da geração de energia elétrica a partir da solar ainda é incipiente no Brasil, pois envolve um processo caro e complexo se comparado à hidreletricidade, relativamente barata e abundante.
d) A tropicalidade do Brasil permite vislumbrar, a médio prazo, um quadro de substituição da energia hidrelétrica por energia solar, sobretudo nas áreas metropolitanas costeiras.
e) A expansão do uso de energia solar apontado pelo enunciado favorece, especialmente, os países subdesenvolvidos que ocupam, em sua maioria, as faixas intertropicais do planeta.

2. [Enem 2010] Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?

a) Termelétrica, país é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.
b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.
c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.
d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.
e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.

1. [C]
2. [D]

Compartilhe

TOPO