Energia não renovável

As fontes de energia não renováveis são aquelas que irão, em algum momento, acabar. Apesar disso, carregam benefícios em seu uso, assim como outros malefícios.

Energia é uma palavra derivada do grego, que remete à ideia de trabalho, e refere-se, cientificamente falando, à capacidade que um corpo, substância ou sistema físico têm de realizar trabalho. Tudo que estiver trabalhando, movendo outro objeto ou aquecendo algo, está transferindo ou gastando energia. A energia potencial é aquela que está armazenada, como por exemplo a água de um rio, que quando cai de uma cascata, é transformada em energia cinética, e passa a ser capaz de exercer força e mover outros corpos. Mas o que é energia não renovável?

Publicidade

Chamamos de energia não renovável, ou ainda fontes não renováveis aquelas que são dependentes dos processos em escala de tempo geológica, ou ainda de formação do sistema solar, para estarem disponíveis novamente, como é o caso do petróleo, do gás natural, do carvão mineral e da energia nuclear, por exemplo. Esse tipo de energia é usado para transformar-se em energia secundária, como gasolina ou eletricidade, por exemplo, para então ser usada.

Combustíveis fósseis

O petróleo é um combustível fóssil proveniente da pressão do material orgânico há milhões de anos, encontrado nos dias atuais em zonas do subsolo da terra. Atualmente, essa é a principal fonte de energia, e pode ser encontrado ainda no mar, principalmente nas bacias sedimentares. De fácil transporte, essa substância tem um potencial de destruição do meio ambiente muito grande, uma vez que libera CO2 em grandes quantidades para a atmosfera, o que faz com que seja um dos grandes vilões do aquecimento global.

Gás natural

O principal componente do gás natural é o metano, mas sua composição pode etano, propano, butano e hidrocarbonetos mais pesados. É proveniente de jazidas naturais que estão localizadas em reservas que, normalmente, também são fontes de petróleo.

Carvão Mineral

O carvão mineral tem origem na carbonização de restos de bosques em tempos geológicos úmidos e quentes. No Brasil, essa fonte representa apenas 5,7% do consumo energético final, cujo principal consumo é do setor siderúrgico (indústrias de ferro-gusa e aço).

Combustíveis nucleares

A energia nuclear requer um combustível radioativo, e normalmente é usado o urânio, que está presente no solo em concentrações relativamente baixas. O urânio extraído é usado para o abastecimento de reatores nucleares que geram energia.

Quais as vantagens da utilização das fontes de energia não renováveis?

As fontes de energia não renováveis são usadas há muito tempo, sendo bastante conhecidas pelas pessoas, de forma que há bastantes tecnologias desenvolvidas para estes fins. Apresentam preços inferiores quando comparadas às energias renováveis, de forma que vem sendo muito usadas em países mais pobres ou que estão em processo de desenvolvimento.

Publicidade

O petróleo é uma fonte de energia não renovável que, além de gerar combustíveis como gasolina, diesel e combustíveis de aviação, ainda gera derivados, como o gás natural, solventes, querosene, produtos asfálticos, nafta petroquímica e parafina, entre outros. Apresentam ainda grande rendimento energético, facilidade de transporte e de utilização.

Quais as desvantagens da utilização das fontes de energia não renováveis?

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O primeiro grande ponto quando falamos em desvantagens das fontes de energia não renováveis é justamente o fato de não serem renováveis, de forma que, um dia, em algum momento, estas reservas irão se acabar e, caso não haja investimentos necessários em fontes renováveis, como as eólicas, hidrelétricas, solar e outras, pode ser que venhamos a ter problemas significativos com relação à falta de energia. Além disso, a queima de combustíveis fósseis acaba gerando poluição no ar, causando prejuízos para o meio ambiente e para a saúde da população. Além disso, a queima de alguns destes também causa a chuva ácida e gases poluentes, além de serem inflamáveis e necessitarem de estocagem cuidadosa havendo risco de explosão dos reservatórios.

A extração e o transporte do petróleo, principalmente por meio de águas oceânicas podem causar grandes acidentes ambientais, como já aconteceu várias vezes, por isso é preciso tomar muito cuidado. A produção de petróleo, em grande parte, é controlada pela OPEP, Organização dos Países Exportadores de Petróleo, de forma que estes acabam definindo os preços, assim como a quantidade de produção. Isso acaba gerando uma dependência bastante grande do mundo diante dos países responsáveis pela OPEP.

Publicidade

O Urânio, outra forma de energia não renovável, apresenta desvantagens particulares, pois tem extrema complexidade de manipulação nas usinas nucleares. Os riscos, em caso de acidentes, são bastante grandes para a população e para o meio ambiente.

Referências

Energia e meio ambiente no Brasil – J Goldemberg, O Lucon

Crescimento Sustentável? Não, obrigado – He Daly – Ambiente & Sociedade

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Energia não renovável. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/energia-nao-renovavel. Acesso em: 18 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM] O debate em torno do uso da energia nuclear para produção de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discussão desse tema, foram colocados os seguintes argumentos:
I. Uma grande vantagem das usinas nucleares é o fato de não contribuírem para o aumento do efeito estufa, uma vez que o urânio, utilizado como “combustível”, não é queimado, mas sofre fissão.
II. Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser tão graves que essa alternativa de geração de eletricidade não nos permite ficar tranquilos.
A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que
a) o primeiro é válido e o segundo não é, já que nunca ocorreram acidentes com usinas nucleares.
b) o segundo é válido e o primeiro não é, pois de fato há queima de combustível na geração nuclear de eletricidade.
c) o segundo é válido e o primeiro é irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz gases do efeito estufa.
d) ambos são válidos para se compararem vantagens e riscos na opção por essa forma de geração de energia.
e) ambos são irrelevantes, pois a opção pela energia nuclear está se tornando uma necessidade inquestionável.

02. [CEFET-PR] dentre as citadas assinale a alternativa que contenha apenas as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil:
a) Solar, hidrelétrica e eólica.
b) Hidráulica, lenha e biomassa.
c) Hidráulica, xisto e solar.
d) Petróleo, solar e lenha.
e) Álcool, eólica e solar.

01. [D]
02. [B]

Compartilhe

TOPO