Densidade Demográfica

Aprenda sobre esse importante conceito da geografia que nos permite entender a concentração populacional em um determinado território.

O que significa densidade demográfica?

Densidade demográfica é um conceito que faz parte da chamada geografia humana. Pela etimologia a palavra Demografia vem do grego e significa estudo da população. Essa área da geografia estuda questões relacionadas a quantidade populacional e suas dinâmicas que envolvem desenvolvimento socioeconômico, fluxos migratórios, taxas de natalidade e mortalidade, entre outros aspectos.

Publicidade

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Mas afinal de contas o que é densidade demográfica? Trata-se do resultado da divisão do número de habitantes de um território por quilômetro quadrado (Hab/Km2). Enquanto a taxa de população absoluta indica de forma estimativa o total de pessoas que residem em uma determinada região, a densidade demográfica, também chamada de população relativa, mostra a proporção em que esses habitantes ocupam o espaço.

Para que serve?

Saber qual a população absoluta de um país permite dizer se ele é muito populoso, como no caso da China que ocupa o primeiro lugar do ranking com mais de 1 bilhão de habitantes. Já a densidade demográfica, ou população relativa, vai nos mostrar o quanto um país é povoado, ou seja, qual o nível de concentração de pessoas por quilômetro quadrado.

Por isso o estudo da densidade demográfica dos estados e países é bastante importante, pois serve para auxiliar no planejamento urbano. Ao verificar onde a população está mais concentrada e onde ela está mais dispersa fica melhor de investigar as causas disso e de organizar as políticas públicas a partir de cada demanda.

O homem é um grande agente transformador no meio ambiente, por isso os estudos populacionais também são importantes para mensurar os impactos da ação humana sobre a natureza. Afinal, quanto maior o número de pessoas, maior a necessidade de uso dos recursos naturais.

Como exemplo sobre esses impactos provocados pelo aumento populacional, Vieira e Cunha (2001, p.130-131) destacam que “o crescimento de áreas urbanizadas tem gerado aumento no escoamento superficial pela impermeabilização do solo, acompanhado de grande volume de sedimentos, produzidos pelas construções e pelo solo exposto das encostas pelo desmatamento”.

Como calcular a densidade demográfica?

Para que um país consiga obter as informações necessárias sobre a sua população, ele precisa realizar uma pesquisa chamada censo demográfico. No Brasil, o órgão responsável por esses assuntos é o IBGE e o censo acontece a cada dez anos.

Publicidade

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O cálculo para encontrar a taxa da densidade demográfica de um território é bastante simples. Basta dividir o número de habitantes pela área em quilômetros quadrados (hab/Km2). Veja o exemplo do Brasil, de acordo com dados do IBGE referentes ao censo de 2010.

  • D = hab/Km2
  • População absoluta do Brasil (IBGE, 2014): 190.732.694 habitantes
  • Área territorial: 8.515.767 km²
  • D = 190.732.694 / 8.515.767
  • D = 22,397594
  • D ~ 22,40 hab/km²
  • Portanto, vemos que no ano de 2010 a densidade demográfica do Brasil era de aproximadamente 22,4 habitantes por quilômetro quadrado. Esse número é na verdade uma média, pois existem lugares do país que são muito povoados e por isso têm uma densidade superior a esse número. É o caso de algumas cidades do litoral brasileiro, região que concentra a maior parte dos habitantes. Por outro lado, estados da região Norte e Centro Oeste do país contam com uma densidade demográfica baixíssima.

    Viu só como é fácil entender esse conceito. Faça agora duas questões sobre o assunto e aproveite para fixar o conteúdo.

    Publicidade

    Referências

    PENA, Rodolfo F. Alves. Densidade demográfica. In: Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/densidade-demografica.htm>. Acesso em 04 de agosto de 2016.

    VEIGA, Artur José Pires; VEIGA, D. A. M.; MATTA, J. M. B. Densidade demográfica como instrumento de planejamento urbano: um estudo de caso sobre Vitória da Conquista – BA. Anais do Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia, v.1, p.1-15, 2011.

    VIEIRA, Viviane Torres e CUNHA, Sandra Baptista da. Mudanças na rede de drenagem urbana de Teresópolis (Rio de Janeiro). In: GUERRA, Antonio Teixeira e CUNHA, Sandra Baptista da (Org). Impactos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 2001, p. 111-145.

Por Isabela Naira
Como referenciar este conteúdo

Naira, Isabela. Densidade Demográfica. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/densidade-demografica. Acesso em: 25 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UNIVALE] Sobre a ‘população’ a alternativa verdadeira é:
a) Densidade demográfica é a divisão da população relativa pela área do local.
b) A população relativa é o número total de habitantes de um local.
c) Pode-se chamar uma área ou região de populosa quando ela possui uma grande população absoluta.
d) As áreas onde a população absoluta é grande são chamadas de áreas de grande concentração populacional.
e) As áreas anecumênicas são aquelas de grande concentração populacional. Geralmente são áreas urbanas, de grande concentração industrial.

02. [VUNESP] Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país, obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação de população x área, damos o nome de:

a) Taxa de crescimento.
b) Índice de desenvolvimento.
c) Densidade demográfica.
d) Taxa de natalidade.
e) Taxa de fertilidade.

01 – [C]
02 – [C]

Compartilhe

TOPO