Clima Temperado

Saber o tipo climático de determinadas regiões facilita na hora de identificar a vegetação, temperatura predominante e diversos outros fatores.

O clima temperado é predominante nas áreas situadas entre o Polo Norte e o Trópico de Câncer e entre o Trópico de Capricórnio e o Polo Sul. Tem como principais características estações bem definidas, com verões quentes e invernos muito frios.

Publicidade

1. Tipos de Climas Temperados

Existem alguns tipos de climas temperados, os quais variam de acordo com a localização no globo, são eles:

  • Clima temperado mediterrâneo: clima próprio da costa do Mar Mediterrâneo, bem como na Grécia e na Itália. Este clima é representado por estações bem definidas, uma seca no verão, com altas temperaturas e amplitude térmica baixa. O inverno é caracterizado pelas temperaturas mais amenas e a presença de umidade.
  • Clima temperado continental: Este tipo de clima se difere do mediterrâneo pelas altas amplitudes térmicas anuais. Essa diferenciação ocorre pela não influência dos oceanos. As chuvas são bem distribuídas durantes as estações do ano.
  • Clima temperado oceânico: este clima é caracterizado pelas abundantes precipitações bem distribuídas ao longo dos anos.
  • Clima subtropical úmido: Dentro deste tipo climático existem algumas variações (Cfa, Cfb, Cwa). No Sul do Brasil, o clima Subtropical se divide da seguinte forma: Curitiba (PR) possui o tipo climático Cfb, no qual os verões são mornos e mais úmidos do que os invernos. As precipitações ocorrem com uniformidade. Em Porto Alegre (RS), o tipo climático é o Cfa, cujas características são os verões quentes, e os invernos com maior umidade do que os verões. As precipitações também ocorrem com uniformidade. O clima subtropical também é registrado em São Paulo, no tipo Cwa, compreendendo os verões úmidos e invernos mais secos, além de verões com maiores índices de precipitação.

As variações registradas no clima temperado dependem de fatores como a distância em relação aos oceanos, também do tipo de relevo e da latitude. Basicamente, o clima temperado oceânico é influenciado pelas massas de ar oceânicas, ocorrendo em regiões próximas ao mar e aos oceanos. Este tipo de clima é caracterizado por verões e invernos não tão extremos. Já o clima temperado continental ocorre no interior dos continentes, caracterizando-se por elevadas temperaturas durante o verão, e invernos bastante rigorosos, podendo haver inclusive neve.

“Dentre as características marcantes desse clima, destaca-se uma definição clara das quatro estações do ano: primavera/verão/outono/inverno.” (TAMDJIAN, 2012, p. 170)

2. Localização do clima temperado

A maior parte das zonas temperadas se encontra na Europa, bem como na América do Norte e no centro da Ásia. Veja no mapa abaixo a localização dos climas temperados no mundo, inclusive em algumas partes do Brasil:

Ilustração: Reprodução
Ilustração: Reprodução

No Brasil, as regiões de climas temperados são caracterizadas pela presença dos campos, os quais são semelhantes às pradarias. Compostos por gramíneas e arbustos espalhados, este tipo de vegetação ocorre, principalmente, no Rio Grande do Sul. Estes campos também são chamados de “pampas”. Veja uma fotografia abaixo:

Pampas gaúchos. Foto: Reprodução
Pampas gaúchos. Foto: Reprodução

Já na América do Norte, as regiões de clima temperado são caracterizadas pela presença das florestas temperadas. Há a presença de árvores de grande porte, as quais perdem suas folhas nos períodos mais frios. Tanto na América do Norte, quanto no Brasil, os locais de clima temperado são devastados pela ação humana, a qual retira a vegetação original para dar lugar aos campos agricultáveis.

Publicidade

Referências

LUCCI, Elian Alabi (Org.). Geografia: homem e espaço. 6º ano. 24ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
TAMDJIAN, James Onnig (Org.). Geografia: estudos para a compreensão do espaço – como funciona o mundo. 6º ano. 1ª Ed. São Paulo: FTD, 2012.

Luana Caroline
Por Luana Caroline

Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).

Como referenciar este conteúdo

Künast Polon, Luana Caroline. Clima Temperado. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/clima-temperado. Acesso em: 29 de March de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [UFPE/2009] As formações vegetais, observadas na superfície terrestre, sofrem influências diretas e indiretas de numerosos fatores estáticos e dinâmicos. Com relação a esse tema, é correto afirmar que:

( ) a altitude e a latitude são dois fatores estáticos que influenciam consideravelmente a distribuição das espécies vegetais sobre a superfície terrestre, propiciando uma zonação fitogeográfica.
( ) nas zonas frias, a vegetação de tundra é grandemente submetida à influência da luz; as plantas têm que se reproduzir muito rapidamente, produzindo, portanto, um grande número de sementes.
( ) as florestas pluviais são típicas de ambientes quentes e úmidos, geralmente sem expressivas variações de umidade; os solos nesses ambientes são repletos de húmus.
( ) as pradarias, que dominam em ambientes temperados, de precipitações reduzidas, caracterizam-se pelas gramíneas altas, que morrem, na superfície, no período de inverno.
( ) nos ambientes tropicais, a existência dos solos lateríticos é a principal condição para que se desenvolvam as florestas latifoliadas perenifólias, em face das facilidades oferecidas à penetração das raízes das árvores.

2. [UESPI/2011] O Brasil, em face de sua enorme dimensão e da influência de outros fatores estáticos e dinâmicos, possui uma grande variedade de tipos climáticos. Assinale o tipo climático que domina na Região Sul do país.

a) Frio Oceânico
b) Tropical de Altitude
c) Subtropical
d) Temperado Continental
e) Subequatorial

1. [VVVVF]

A altitude, bem como a latitude, tem influência na constituição do tipo de vegetação, por meio das diferenciações climáticas. A localização das tundras faz com que estas recebem grande incidência da luz solar, e assim, especialmente nos períodos em que há o derretimento do gelo, as plantas precisam se desenvolver. As florestas pluviais, como o próprio nome denota, são florestas úmidas. As pradarias são biomas de locais com reduzida precipitação, caracterizados pela presença de gramíneas. Os solos lateríticos não propiciam a instalação de florestas latifoliadas perenifólias. Esses solos são pobres e compostos de uma crosta muito dura.

 

2. [C]

O tipo de clima predominante na região Sul do Brasil é o Subtropical, o qual é subdividido em tipos específicos de acordo com a localização geográfica.

tipos-de-clima

 

Compartilhe

TOPO