Leste Europeu

O mundo bipolar começou a se dissolver em 1989 com a queda do Muro de Berlim .

1. Europa Oriental e Ocidental

A separação entre a Europa Oriental (Europa do Leste) e Europa Ocidental (Europa do Oeste) ficou claramente perceptível após a divisão do continente entre os blocos socialista e capitalista. Após a Segunda Guerra Mundial, no período da Guerra Fria, a divisão entre os blocos ficou conhecida como “Cortina de Ferro”. Naquele contexto, a parte Oriental da Europa estava sob domínio político da União Soviética, enquanto a parte Ocidental sofria o domínio dos Estados Unidos.

Publicidade

Ilustração: Reprodução
Ilustração: Reprodução

A Guerra Fria teve início logo após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Naquele período, os blocos disputavam a hegemonia política, econômica e também militar no mundo. Essa fase ficou conhecida como “mundo bipolar”. Em um cenário de destruição e falência de economias, os Estados Unidos e a União Soviética conseguiram manter relativa estabilidade, e visavam sua reconstrução com a afirmação do poder perante o mundo.

Naquele período, foram anexados diversos territórios, houve o aperfeiçoamento dos armamentos, em especial das armas nucleares, além disso, investiu-se muito no fortalecimento dos exércitos, em especial por parte da União Soviética. Enquanto os Estados Unidos lutavam pelo domínio tecnológico, e pela reestruturação dos países arrasados no pós-guerra. Ambos os lados tinham como uma das principais metas o investimento em armamentos nucleares.

Ilustração: Reprodução
Ilustração: Reprodução

Em 1989, com a queda do Muro de Berlim, símbolo da bipolaridade, houve a desagregação do bloco socialista, e começava então uma transição econômica profunda de uma economia estatizada para uma economia de mercado.

“Em todos os países foram realizadas, a partir de 1990, reformas econômicas com base no modelo neoliberal dominante no mundo pós Guerra-Fria.” (SILVA, 2013, p. 174)

Essas reformas incluíam a liberalização dos preços e do comércio externo, a redução dos subsídios às indústrias (uma vez que eram mantidas pelo governo), redução dos gastos com a sociedade, privatizações, dentre outras. Surgia a partir daquele momento uma nova configuração geopolítica mundial, com a ascensão econômica de outros países, e a soberania econômica dos Estados Unidos, a qual foi estendida para quase todos os países do mundo. Muito embora em um primeiro momento os Estados Unidos tenham se tornado símbolo mundial de poder (ordem unipolar), outros países se destacam posteriormente, como é o caso da China e do Japão.

2. Leste Europeu hoje

Os países pertencentes ao Leste Europeu possuem uma economia pautada no extrativismo e nas atividades agrícolas, sendo que boa parte dos países encontra-se em um estágio atrasado de desenvolvimento, com altos índices de pobreza, comparando-se com os países da Europa Ocidental.
Os conflitos culturais também marcam a região, especialmente na Iugoslávia e a Tchecoslováquia.

Publicidade

“A variedade de nacionalidades e culturas que compõem algumas áreas tem sido um dos elementos que contribuem para incrementar a potencialidade dos conflitos.” (CARVALHO, 2006, p. 153)

Muitos dos conflitos que se estabelecem são motivados pelas consequências da localização geográfica estratégica dos países da Europa Oriental, os quais são pontos de passagem entre aqueles que migram da Ásia para a Europa Central e Ocidental. Essa característica promove uma perda de identidade cultural na Europa do Leste, pois há uma massiva quantidade de pessoas que se deslocam por aquele território. Destacam-se neste sentido os conflitos religiosos.

Ilustração: Reprodução
Ilustração: Reprodução

São países pertencentes ao Leste Europeu: República Tcheca, Hungria, Romênia, Eslováquia, Bulgária, Eslovênia, Croácia, Montenegro, Sérvia, Albânia, Bósnia Herzegovina, Macedônia, Chipre, Armênia, Bielorrússia, Azerbaijão, Ucrânia, Geórgia, Rússia (região oeste), Turquia, Moldávia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia.

Publicidade

Ao longo dos anos seguintes a queda do Muro de Berlim, diversos conflitos se estabeleceram no Leste Europeu, como o desmembramento da Iugoslávia, a partir de 1992, criando assim a Eslovênia, a Croácia, Bósnia-Herzegovina e a Macedônia, bem como uma federação, da qual fazem parte a Sérvia e Montenegro. Destaca-se também a fragmentação, em 1991, das repúblicas que formavam a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Das quinze repúblicas, doze formaram a Comunidade dos Estados Independes (CEI), constituindo um bloco econômico e político.

Referências

CARVALHO, Marcos Bernardino de (Org.). Geografia do mundo. São Paulo: FTD, 2006.
SILVA, Angela Corrêa da (Org.). Geografia: contextos e redes. São Paulo: Moderna, 2013.

Luana Caroline
Por Luana Caroline

Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).

Como referenciar este conteúdo

Künast Polon, Luana Caroline. Leste Europeu. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/1425. Acesso em: 29 de March de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [ENEM/2009] Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão europeia ficou conhecida como:

a) Cortina de Ferro.
b) Muro de Berlim.
c) União Europeia.
d) Convenção de Ramsar.
e) Conferência de Estocolmo.

1. [A]

O termo “Cortina de Ferro” foi criado pelo primeiro Ministro Britânico Winston Churchill no ano de 1946 para designar o período da Guerra Fria. A divisão foi entre a Europa Ocidental e Oriental.

Compartilhe

TOPO