Sinapses

Sinapses são as zonas ativas de contato que existem entre as terminações nervosas e algumas células.

Sinapse é o nome que recebem as zonas ativas de contato entre uma terminação nervosa e outras células glandulares, musculares ou ainda neurônios. Anatômica e funcionalmente falando, a sinapse é composta por três compartimentos, que são a membrana pós-sináptica, a fenda sináptica e membrana da célula pré-sináptica.

Publicidade

Imagem: Reprodução

Neurônios e sinapses

Quando falamos em células nervosas, temos que ter consciência de que elas são diferentes das demais do organismo, já que apresentam duas propriedades especiais. A primeira é a sua capacidade de conduzir os sinais bioelétricos por longas distâncias sem haver qualquer enfraquecimento do impulso durante o trajeto, e a segunda é que permite, por apresentarem conexões com células nervosas, glandulares e musculares, que sejam produzidas respostas no músculo cardíaco liso e esquelético, nos neurônios pós sinápticos e nas glândulas exócrinas por meio da liberação de substâncias químicas que são chamadas de neurotransmissores.

Podemos dizer que os neurônios estão dispostos em cadeias celulares de processamento e transmissão de informações, sendo eles compostos por três partes: os dendritos, que são projeções ramificadas do corpo celular que recebem e transmitem os impulsos nervosos; axônios que conduzem informações de saídas; e o corpo celular, também chamado de soma, que é o centro integrador dos neurônios.

Os axiônios e dentritos podem ter forma, número e comprimento variados de acordo com o neurônio, diferenças que são essenciais para neurônios de diferentes partes do sistema nervoso, fazendo com que reajam de formas diferentes aos sinais sinápticos, além de permitir que executem funções distintas. As sinapses possuem duas partes, que são a membrana da célula pós-sináptica e o terminal axiônico da célula pré-sináptica. A informação é transferida da célula pré-sináptica para a pós-sináptica por meio de reflexos neurais.

Como acontecem as sinapses?

As sinapses, como mencionamos anteriormente, comumente acontece entre o axônio de um neurônio e o dentrito do neurônio seguinte, entretanto é possível que aconteça diretamente do axônio para o corpo celular, ou ainda do axônio do neurônio diretamente para uma célula muscular. O estimulo que acontece em pontos do neurônio é transmitido pormeio de mudanças de carga elétrica, que é conhecido como potencial de ação. Os impulsos nervosos, nada mais são do que sinais elétricos que trazem efeitos nos íons da membrana do neurônio. Quando na terminação do axônio, os sinais elétricos são transmitidos pelas vesículas que contêm neurotransmissores que transportam o estímulo para as células vizinhas. Estes fazem com que os íons sejam transmitidas de célula para célula, de forma a ocasionar uma alteração no potencial elétrico e, consequentemente, fazendo com que seja gerado o potencial de ação.

Sinapses químicas e elétricas

As sinapses podem ser químicas, ou ainda elétricas. Quando químicas, mais comuns em seres humanos e diversos mamíferos, têm início no terminal do axônio da célula pré-sináptica. As elétricas, por sua vez, são mais comuns em organismos invertebrados, não acontecendo nos neurônios dos humanos, mas apenas em células musculares ou gliais.

Publicidade

Referências

Fundamentos da Biologia Moderna – Gilberto Rodrigues Martho, José Mariano Amabis

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Sinapses. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/sinapses. Acesso em: 29 de March de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM] Os neurônios são as células responsáveis pela propagação do impulso nervoso. A respeito desse processo, marque a alternativa incorreta:

a) A propagação do impulso nervoso relaciona-se com a movimentação de íons de sódio e potássio na célula.

b) Os impulsos nervosos são alterações na diferença de potencial elétrico pela membrana plasmática de um neurônio.

c) Em condições de repouso, observa-se que a face externa da membrana do neurônio apresenta carga elétrica negativa.

d) Quando o impulso nervoso chega à extremidade do neurônio, ocorre a liberação de neurotransmissores.

e) A liberação de neurotransmissores é fundamental para a propagação do impulso de uma célula para outra.

 

02. [ENEM] Em alguns nerônios, é possível observar a condução saltatória do impulso nervoso. Podemos atribuir essa propriedade à presença de:

a) corpo celular nos neurônios.

b) axônios nos neurônios.

c) bainha de mielina nos neurônios.

d) dendritos no axônio.

e) células da glia.

01. [C]

02. [C]

Compartilhe

TOPO