Osmose

Osmose é o movimento de água de um meio menos concentrado para o mais concentrado através de uma membrana semipermeável.

O movimento de moléculas de um meio menos concentrado para o mais concentrado através de uma membrana semipermeável é chamado de osmose. Esse é um importante processo que ocorre em diversas células do nosso organismo, mas também está muito presente no nosso dia a dia. Neste texto, vamos entender qual a sua importância e os efeitos causados na célula animal e vegetal.

Osmose: resumo

Osmose é o movimento de água (solvente) através de uma membrana semipermeável de um meio para outro. Esse movimento é ocasionado pela diferença de pressão osmótica entre os meios e não ocorre gastos de energia. Portanto é considerado um movimento passivo.

Histologia
Tecido, para a Ciência, é o aglomerado ou conjunto de células que interagem entre si para a execução de uma função em comum.
Célula Animal
Além do núcleo, as células animais possuem organelas que realizam funções específicas para o funcionamento celular.
Células Eucariontes
As células eucariontes se caracterizam por não apresentarem carioteca.
Todo Estudo

Esse processo acontece com a finalidade de igualar as concentrações de soluto dos meios. Assim, o movimento da água tende a mudar de acordo com a concentração de soluto de cada solução.

O que ocorre na osmose

Como dito anteriormente, na osmose o solvente (água) se movimenta para igualar a concentrações de soluto nas soluções (meios). Desta maneira, o solvente tende a se difundir através da membrana semipermeável, a favor do seu gradiente, ou seja, indo de uma solução menos concentrada para a mais concentrada. Dessa forma, iguala as concentrações dos solutos.

Tipos de soluções

As soluções são classificadas de acordo com a quantidade de soluto que elas apresentam. Veja a seguir como classificar as soluções.

Todo Estudo
  • Solução hipertônica: apresenta maior concentração de soluto e maior pressão osmótica. Nesse tipo de solução, as células tendem a encolher, ou seja, perdem água;
  • Solução isotônica: é quando a concentração de soluto e a pressão osmótica são iguais, ou seja, estão em equilíbrio;
  • Solução hipotônica: apresenta menor concentração de soluto e pressão osmótica. Assim, uma célula nesse tipo de solução tende a ganhar água, podendo inchar até se romper.

Célula animal

A célula animal reage de maneiras diferentes dependendo em qual solução ela se encontra. Uma hemácia, por exemplo, se encontra em um meio isotônico, a água flui entre a membrana plasmática na mesma proporção para dentro e para fora da célula. Desta forma ela mantém seu formato convencional.

Todo Estudo

Quando a hemácia está em um meio hipotônico, a água tende a entrar por osmose na célula, fazendo com que ela inche até que ocorra uma lise (rompimento da membrana). Por fim, em meio hipertônico, a hemácia tende a perder água por osmose para o meio e irá murchar.

Célula vegetal

Na célula vegetal, o princípio é semelhante ao da célula animal. Entretanto, a célula vegetal possui a parede celular, que é uma estrutura rígida e que garante o formato da célula. Dessa maneira, a parede celular impede que ocorre a lise quando a célula está em um meio hipotônico. Então, dizemos que as células estão turgidas.

Já na solução hipertônica, a célula perde água e dessa forma a membrana plasmática se desgruda da parede celular, chamamos esse evento de plasmolise. E por fim, quando a célula vegetal está em um meio isotônico chamamos de estado flácido.

Osmose reversa

A osmose reversa consiste no movimento de solvente no sentido inverso da osmose. Dessa forma, o solvente se difunde de uma solução mais concentrada para uma menos concentrada. Isso acontece por conta de uma aplicação de uma pressão muito maior que a pressão osmótica exercida pelas soluções.

Um exemplo de osmose reversa é o processo de dessalinização, onde a água salgada é transformada em água doce. Ao exercer uma pressão muito grande no compartimento que contém grande concentração de sal, a água tende a passar para o meio menos concentrado. Como a membrana semipermeável permite apenas a passagem do solvente (água), o soluto (sal) fica retido.

Osmose e difusão

Todo Estudo

Osmose e difusão são transportes passivos, ou seja, não há gasto de energia. Porém, a principal diferença entre os dois está em qual substância será transportada. Na difusão ocorre a passagem de solutos ou moléculas muito pequenas através da membrana. Assim, o soluto passa de um meio mais concentrado para um menos concentrado. Enquanto na osmose ocorre a passagem de solvente.

Osmose no dia a dia

A osmose está muito presente no nosso dia a dia em situações tão comuns que não paramos para pensar que ali está ocorrendo a passagem de solventes. Então veja a seguir exemplos de osmose no cotidiano.

• Conservação de alimentos: o processo de salgar carnes para a sua conservação. Dessa forma, a carne perde água para o meio externo, fazendo com que aumente a sua validade;
  • Salada murcha: por conta do sal, as folhas de uma salada ficam murchas, pois elas perdem água do seu interior para o meio externo.

Saiba mais sobre osmose

Para que fique ainda mais claro, selecionamos videoalulas perfeitas para te ajudar a compreender o conteúdo. Não deixe de conferir nossa seleção abaixo:

O que é osmose?

Neste vídeo, você aprenderá o que é osmose e como ocorre a passagem de solvente entre as soluções. Com os exemplos e demonstrações, você entenderá a osmose de uma vez por todas!

Efeitos da osmose na célula animal e vegetal

Aqui temos uma aula completa sobre as diferentes efeitos que a osmose tem na célula animal e vegetal. A explicação é muito visual e didática!

Revisão – Osmose

Neste vídeo, você confere um resumo rápido sobre osmose. É uma ótima maneira de revisar o conteúdo e organizar tudo o que você aprendeu até aqui.

O movimento de solventes entre duas soluções separadas por uma membrana semipermeável é chamada de osmose. Esse processo é fundamental para manter as concentrações de soluções em equilibro e também é considerado um tipo de transporte passivo. Continue seus estudos de biologia e leia mais sobre o sistema imune do corpo humano.

NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger-7. Artmed Editora, 2018.

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Tanaka, Naomi. Osmose. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/osmose. Acesso em: 18 de April de 2024.

1. [UFSC (adaptado)]

Ao colocar-se uma célula vegetal normal numa solução salina concentrada, observar-se-á que ela começará a “enrugar” e a “murchar”.

Sobre esse fenômeno, é incorreto afirmar:
b)Há uma diferença de pressão, dita osmótica, entre a solução celular e a solução salina do meio.
c)Há um fluxo de solvente do interior da célula para a solução salina do meio.
d)O fluxo de solvente ocorre através de membranas semipermeáveis.

A alternativa correta é a)A célula vegetal encontra-se num meio hipotônico em relação à sua própria concentração salina.
Isso porque a célula vegetal encontra-se em um meio hipertônico.

Quando uma célula vegetal é colocada em um meio hipotônico, ocorre uma migração da água para o interior da célula. Esse movimento de água faz com que a célula aumente consideravelmente de tamanho. Dizemos, nesse caso, que a célula está:
a) plasmolisada.
b) deplasmolisada.
c) túrgida.
d) lignificada.

A alternativa correta é c) túrgida.

A osmose é um fenômeno que ocorre quando duas soluções são separadas por uma membrana semipermeável que permite o fluxo de solvente. O fluxo sempre ocorre do meio:
a) hipotônico para o hipertônico.
b) hipertônico para o hipotônico.
c) isotônico para o hipotônico.
d) isotônico para o hipertônico.

A alternativa correta é a) hipotônico para o hipertônico, ou seja, de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado.